PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 16 de janeiro de 2016

André Figueiredo inaugura Cidade Digital em Redenção (CE)


FOTO: FÁBIO LIMA/ O POVO

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, inaugurou nessa sexta-feira (15/01), em Redenção, no interior do Ceará, a primeira Cidade Digital com fibra óptica totalmente subterrânea do Brasil. O programa do Ministério das Comunicações (MC) leva internet, incluindo rede Wi-Fi, para diversos pontos da cidade a partir da parceria com a Prefeitura local, além de entregar equipamentos para ampliar a infraestrutura de informática.
Redenção recebeu um anel de fibra óptica de 4 km que vinculado ao cinturão digital do governo do estado, interliga 14 órgãos públicos e três pontos de acesso público a comunidade. A partir da instalação da infraestrutura da cidade digital, a prefeitura elaborou um projeto para expansão da rede a fim de contemplar mais 13 pontos por meio da fibra óptica e 20 pontos por antenas. O investimento total foi de R$ 541 mil, que beneficia os 26 mil moradores do município. Já o investimento previsto total no Estado do Ceará é de R$ 11,7 milhões.

André Figueiredo exaltou que as ações realizadas na região alcançam resultados positivos, pois existe uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. “Trabalhamos para conectar a população em tempo real a partir de uma rede de conexão eficiente. As regiões com limitações serão atendidas pelo satélite geoestacionário”, destacou, ao assinar o termo de cessão de equipamentos e acessar a rede de Wi-Fi na Praça do Obelisco, no Centro da cidade.
Ao explicar que a internet permite a igualdade de oportunidades, o ministro disse que a banda larga é um dos principais instrumentos de inclusão de todas as classes. “Por isso, vamos ampliar a velocidade instalada nas escolas para 50 MB, o que permite aos alunos aprender o conteúdo em novas plataformas. É Redenção se preparando para o futuro, pois já foi protagonista ao ser a primeira cidade a liberar os escravos no país”, ratificou o ministro, ao exaltar a integração do município com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
O prefeito valorizou os resultados que a internet popular vão gerar no município. “Os pontos de conexão vão permitir a acessibilidade gratuita nas praças da cidade. Isso garante que a juventude tenha acesso às informações, garantindo o desenvolvimento da educação”, valorizou. “Redenção está no caminho do desenvolvimento a partir do investimento do Ministério”, complementou.
A cerimônia também contou com as presenças do chefe do escritório da Telebras no Norte e Nordeste, Edson Santana, o diretor da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Rogério Cristino, o deputado estadual Evandro Barreto, do diretor de Inclusão Digital do MC, Américo Tristão, e o superintendente regional do Trabalho e Previdência Social, Afonso Cordeiro.
Modernidade
Além de modernizar a gestão, o Cidades Digitais amplia o acesso aos serviços públicos, além de promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua na construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; disponibiliza aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; capacita servidores para uso e gestão da rede, além de oferecer pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

FONTE: Ceará Agora

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK