PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 2 de janeiro de 2016

NATUREZA - Baturité ganha colorido de amarelo


Texto e Fotos: Jorge Portela

Foto 01
Nesses últimos dias do ano os baturiteenses ganharam um agrado a mais aos olhos, pois a natureza serrana do município foi retocada com uma coloração especial. Devido às chuvas que começaram a cair nesses últimos dias, muitas árvores iniciaram a floração, tonalizando uma grande parte da serra de amarelo. O local onde ocorre esse capricho da natureza se localiza por detrás do alto da escadaria do monumento. Para quem não sabia de que árvores era composta esta parte da serra de Baturité, agora já pode ter certeza de que se trata, em sua maioria, do Pau-d’arco, ou Ipê. 

Essa planta é uma espécie típica das Américas, tendo seus nomes originados na língua indígena: Ipê vem do Tupi, significando “árvore cascuda”, e Pau-d’arco faz referência à finalidade dada pelos indígenas brasileiros à essa árvore, utilizando sua madeira como matéria-prima para fabricação de arcos.

Essa espécie também é conhecida por suas propriedades medicinais, sendo muito utilizada na medicina popular para o tratamento contra a anemia, verminose, coceiras e até para amenizar o mal-estar que é causado pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas. A forma de uso é, normalmente, por meio do chá da casca.

FONTETV Maciço

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK