PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Chia: Conheça os Cuidados e as Contraindicações no Consumo da Semente

Existem alimentos que fazem muito sucesso por causa de suas propriedades medicinais, mas pouco se fala sobre os cuidados exigidos no consumo. Esse é o caso da chia (Salvia hispânica), que ganhou fama devido aos seus benefícios. Ela é considerada como emagrecedora. Além disso, pode ajudar na redução dos níveis do colesterol e do triglicérides, no controle da pressão arterial, na prevenção do diabetes e outros problemas de saúde.
Porém, apesar da extensa lista de propriedades, é preciso ter cautela ao ingerir a semente de chia. Após a popularização da semente, um grande número de pessoas acabou no hospital por comer a chia seca. Ela é tem um potencial impressionante para absorver líquidos. Por isso, pode expandir o equivalente a 7 vezes o seu peso. Quando a semente incha, causa obstrução intestinal em vários consumidores desavisados.
De acordo com o site Diário de Biologia, um paciente de 39 anos correu sério risco após comer a chia seca. Ele engoliu cerca de uma 1 colher cheia da semente e depois bebeu um copo de água. Assim, as sementes se expandiram no interior do esôfago, impedindo o paciente de engolir alimentos e até mesmo saliva.
Semente de Chia
Conheça as contraindicações para o consumo da chia

Perigos de Comer Chia Sem Água

A chia precisa ser hidratada antes do consumo. Para que ela não absorva os líquidos contidos no nosso organismo, é importante deixá-la imersa numa porção de água até que se expanda totalmente. Do contrário, a ingestão poderá causar um oclusão. Vários especialistas alertam para esse risco, mas nem todo mundo que se interessa pelos benefícios da chia conhece também os cuidados que a semente exige.

Quem Não Deve Comer Chia

Segundo Rebeca Rawl, responsável pela pesquisa intitulada O impacto da semente de chia no esôfago, algumas pessoas devem evitar consumir a chia. Veja a lisa:
Pessoas com pressão alta – quem tem hipertensão e faz uso de medicamentos para controlar o problema pode acabar com a pressão baixa demais se comer chia juntamente com o tratamento.
Pessoas com pressão baixa – o mesmo pode acontece com pessoas que tem apressão baixa. Como a chia diminui a pressão arterial, os hipotensos, ao consumir a semente, podem sentir sintomas como cansaço, sono e dor de cabeça.
Pessoas que utilizam anticoagulantes – nos casos em que uso de medicamentos anticoagulantes é necessário, a chia fica contraindicada. Como ela contém ômega 3, pode potencializar o efeito do tratamento, causando hemorragias.
Pessoas com diabetes – o problema da chia para os diabéticos é que ela reduz os índices de açúcar no sangue. Assim, em conjunto com a medicação usada pelo paciente, pode levar à hipoglicemia.
FONTE: Receita Natural

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK