PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa

Canal do Ensino
Olá amigos leitores!
Após três anos, em 1° de Janeiro de 2016  entrou em vigor o novo acordo ortográfico da língua portuguesa  o Brasil é o terceiro país entre os oito que firmaram compromisso em mudar a ortografia em tornar obrigatório o novo acordo ortográfico, em Portugal e Cabo Verde as mudanças já foram feitas, o novo acordo ainda não é empregado oficialmente em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A padronização da língua portuguesa se deu para facilitar o intercâmbio cultural entre os países, a partir de agora os livros serão publicados conforme o novo acordo ortográficos, conforme o ministério da educação 0,8% dos vocábulos da língua portuguesa foram alterados no Brasil e em Portugal 1,3%.

Alfabeto

A principal mudança está no alfabeto que agora tem 26 letras já que foram incluídas as letras k, w, e y.

Trema

O trema só será utilizado em nomes próprios, na escrita ele não é mais utilizado porém a pronuncia das palavras continua a mesma.

Acentos

As palavras terminadas em “êem” como deem, creem e os substantivos zoo e enjoo não tem mais acento circunflexo.

Ditongos Abertos

Palavras com “ei” e “oi” não são mais acentuadas

Acentos Diferenciais

Foram eliminados os acentos diferenciais de palavras como pêlo/pelo ou pólo/polo, ambas palavras agora são sem acento por exemplo.
Antes era assim – O menino foi ao pólo Sul.
Agora fica assim – O menino foi ao polo Sul.
Existem exceções o acento continua no plural dos verbos ter e vir, assim como em manter, reter, conter, convir e etc.

Hífen

O hífen não deve ser mais usado quando a 1° palavra termina em vogal e a 2° começa com vogal como em (auto-avaliação agora autoavaliação).
A outra forma em que não se usa mais o hífen quando a 2° palavra começar com “S” ou “R” (anti-social agora antissocial ou contra-reforma agora contrarreforma) sai o hífen e as consoantes são duplicadas.
Você pode pesquisar a forma correta da escrita das palavras conforme o novo acordo ortográfico baixando o aplicativo Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) para smartphones e tablets , o aplicativo é gratuito e pode auxiliar muito quando bater aquela dúvida.
Bons Estudos!
FONTE: CANAL DO ENSINO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK