PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 20 de março de 2016

Fortaleza tem uma Praça do Muriçoca. E não, lá não tem mosquitos

Em tempo de guerra contra a dengue, o nome da praça do Moura Brasil desperta receio, mas é uma homenagem a ex-funcionário do Theatro José de Alencar

Por Matheus Ribeiro em Cotidiano
Nome da praça faz homenagem a um ex-porteiro do Theatro
 José de Alencar, José Cassiano (FOTO: Fernanda Moura / Tribuna do Ceará)


Quem andou pelas ruas do Bairro Moura Brasil, em Fortaleza, nos últimos dias talvez se deparou com um novo espaço de lazer para a comunidade. A nova praça do bairro, antes era um grande depósito de lixo, não chama atenção somente pela nova estrutura, mas sim pela curiosidade quanto ao seu nome.
Em tempos de receio ao mosquito Aedes aegypti, devido ao surto de dengue, zika e chikungunya, o local recebeu como nome um epíteto inusitado: Praça do Muriçoca. Não porque seja cheia de mosquitos. Na verdade, o nome se trata de uma homenagem ao cearense José Cassiano da Silva, conhecido como Seu Muriçoca.
Atendendo pelo apelido inusitado, José Cassiano foi uma figura lendária e popular do Theatro José de Alencar, do Centro. Durante muitos anos, o cearense foi funcionário do teatro, realizando a função de contra-regra e porteiro. José Cassiano morava próximo do local onde está instalada a nova praça.
Natural da cidade do Crato, a 515 quilômetros da capital cearense, Seu Muriçoca foi soldado voluntário na revolução de 1932, em São Paulo. Na época, o teatro foi transformado em um quartel improvisado. O famoso apelido do cearense surgiu quando ele ainda praticava a função contra-regra no teatro, pois aparecia a todo instante em um lugar diferente do teatro. O apelido foi dado por uma diretora de uma peça, que gritou que o rapaz parecia uma muriçoca, por estar em todo lugar a todo momento. 
Reforma da praça
A reforma da praça faz parte do projeto que irá recuperar um total de 94 praças em toda a cidade em 2016. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, o bairro está sendo reestruturado para o lazer. “O Moura Brasil está ganhando um espaço público novo para a juventude, criançada e terceira idade, além de uma nova urbanização no entorno, com pavimentação e iluminação”, comentou o prefeito.
As obras da Praça do Muriçoca tiveram início em janeiro e têm como objetivo intensificar a qualificação do espaço público, priorizando aspectos como mobilidade urbana, acessibilidade e restauro, de forma a potencializar o uso do logradouro, maior interação social e segurança à comunidade.
O personagem cearense, que recebeu a homenagem, morreu em 2003, vítima de uma infecção hospitalar.
PRAÇA DO MURIÇOCA
Nome da praça faz homagem à um ex-porteiro do Theatro José de Alencar, o Sr. José Cassiano (FOTO: Fernanda Moura / Tribuna do Ceará)

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK