PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 14 de março de 2016

Gases, como ajudar o bebé a expulsá-los

Quando se alimenta um bebé, para além de engolir leite, a criança pode engolir ar se a amamentação for através da mamadeira. Os gases podem irritar o estômago e causar desconfortos que se convertem em choros e perda de vontade para comer. Para evitar que o bebe se sinta incomodo, será necessário fazê-lo arrotar para libertar o ar do estômago. Sabe como?
Geralmente, isto não acontece sistematicamente com todos os recém-nascidos, inclusivo é raro acontecer com aqueles que são amamentados através do peito e que têm uma boa técnica de sucção. Pelo contrário, os bebés alimentados com a mamadeira tendem a engolir sempre um pouco de ar. Arrotar irá ajudá-los a expulsar esse ar quando estão  sendo  alimentados. Se você não fizer com que o bebé arrote, o excesso de ar engolido pode fazê-lo vomitar, dar-lhe mau estar e fazer com que esteja inquieto e, inclusive, provocar o choro.
Dessa forma, se dá mamadeira ao seu bebe, procure fazê-lo arrotar depois de cada 60 a 90 ml ou antes de trocar de peito se estiver amamentando.
Se a criança se mostra inquieta enquanto a alimenta, pare e faça com que arrote e, só depois de o fazer volte a dar o leite.
Em algumas ocasiões  além de arrotar a criança pode mesmo vomitar. Arrotar ou vomitar um pouco de alimento é normal.  Além de colocar-lhe um babador ou uma toalhinha no ombro, para que não se suje muito, pouco mais se pode fazer. Por volta dos 12 meses os bebés já podem ter superado o refluxo.
Se o seu filho costuma sofrer de muitos gases, se tem refluxo gastroesofágico ou se estiver muito inquieto enquanto o alimenta, tente fazer com que ele arrote de 5 em 5 minutos. Se o bebe não o fizer ao fim de uns minutos, continue a dar-lhe de comer. Depois, ao finalizar cada toma, faça com que arrote, no entanto, se ao fim de 10 a 15 minutos o arroto não se produziu, não se preocupe! Pode deitar o bebe sem medos. Talvez o arroto tenha passado despercebido ou o venha a fazer mais tarde enquanto estiver  dormindo ou quando  voltar a coloca-lo na vertical.
Como evitar os gases
Os seguintes conselhos podem prevenir ou ajudar a libertar o ar engolido:
- Evitar mexer o bebé de forma energética depois de lhe dar de comer. Mantenha-o tranquilo e repousado.
- Se o bebe é alimentado com mamadeira , assegure-se de que o furo do bico é do tamanho adequado, ou seja, nem demasiado grande para que o bebé não coma muito rápido, nem demasiado pequeno que a sucção adequada do bebé.

- Enquanto dá mamadeira ou peito ao bebe, coloque-o semi-sentado.
Posturas que favorecem o alivio de gases
Cada bebé prefere expulsar o ar ingerido de uma forma distinta. Experimente alguma destas posturas e descubra na qual é que o seu filho se sente mais cómodo:
- Sente-se erguida e apoie o corpo da criança no seu peito. Sustenha a cabeça do bebé com uma mão e as costas com a outra e deixe que o seu pescoço repouse sobre o seu ombro. Dê-lhe ligeiras palmadinhas nas costas. Se você se mexer ou caminhar enquanto o bebé está nessa posição também ajudará.
- Sente-se e coloque o bebé deitado de barriga para baixo sobre o se colo. Os seus joelhos exercerão uma ligeira pressão sobre a barriguinha do bebé. Sustenha-lhe a cabeça e veja se esta fica mais acima que as suas nalgas. Também pode dar-lhe palmadinhas nas costas.
- Sente o bebé sobre os seus joelhos, de costas para si, com o seu corpo inclinado para a frente. Segure o seu peito e a sua cabeça enquanto que com uma mão lhe esfrega as costas. A posição erguida movimenta o ar para a parte superior do estômago e a inclinação para a frente faz um pouco de pressão sobre o estômago para expulsar o ar, ajudando o bebé a arrotar.
- De pé, coloque o bebé deitado apoiando a sua barriga no seu antebraço. A outra mão ajudará a segurar o seu pescoço e cabeça. Assegure-se de que esta está mais alta que o pescoço. Passeie com ele mexendo-o suavemente.
- Coloque o bebé deitado de barriga para cima e massaje-lhe a barriga. Também pode segurar as suas pernas pelos tornozelos e movê-las suavemente fazendo círculos, como se estivesse a pedalar.
Por vezes, enquanto dorme o bebé acorda porque sente desconforto pelos gases. Pegue-o ao colo e faça-o arrotar em algumas destas posições. Na maioria das vezes isto será suficiente para fazer com que o bebé se sinta melhor e para permitir que volte a dormir descansado.
À medida que os meses vão passando, a criança precisará de arrotar cada vez menos depois de comer. Isto significa que já aprendeu a comer sem engolir ar.
Fonte;TodoPapás
FONTE: De mães para mães

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK