PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 29 de abril de 2016

As novas regras para o Enem 2016

Via Canal do Ensino
Postado por: Gabriele Ferreira

Olá, leitores!
Brasil é um país onde o estudo deixa muito a desejar, desde a base educacional até o ensino superior, mas ultimamente, pequenas mudanças estão melhorando aoensino, pois a preocupação com aeducação aumenta cada dia mais.
Com essa apreensão, houve também a criação de novos programas acadêmicos, voltados para as bolsas escolares e universitárias, visando dar oportunidade para osestudantes e também a divulgar os programas já existentes que, antigamente, não era valorizado devidamente. Entre esses programas existentes e mal divulgados temos o Enem.
Em 1998 foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que é uma prova realizada com apoio do Ministério da Educação do Brasil e utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio do país. A pontuação da prova serve para incluir o estudantes nos programas acadêmicos e educacionais, permitindo que  a pessoa possa dar seguimento nos seus estudos visando uma boa preparação para o mercado de trabalho.
Mesmo existindo desde 1998, o Enem começou a ter melhor desempenho e melhor divulgação de uns anos para cá e já é considerado o maior vestibular do país, com uma média de 7 milhões de inscritos por ano.
pessoa-subindo-no-grafico
Como tudo passa por mudanças, o Enem também teve as suas modificações, como inscrição, taxa de inscrição, regras e horários. Mesmo com algumas reclamações, vale lembrar que as regras do Enem permaneceram as mesma por bastante tempo, porém para 2016 houve mudanças.
Inscrições
As inscrições do Enem permanecem sendo feitas apenas através do site, as informações sobre o candidato são as mesmas como RG e CPF, nome completo, endereço, e-mail, porém agora é obrigatório informar um telefone fixo e um móvel.
Outra mudança feita em relação a inscrição é que antigamente era permitido fazer a inscrição de mais de um candidato por vez, agora cada o cadastro é individual, com dados e e-mail unitários.
Cartão de confirmação de inscrição
Nas normas antigas do exame o cartão de confirmação de inscrição era gerado após o pagamento da taxa de inscrição e enviado pelo correio ou impresso pelo candidato através do site, porém atualmente o cartão não é mais enviado por correio, pois o candidato tem a possibilidade de consulta-lo através do site e imprimi-lo.
Horário das provas
Nas antigas regras as provas iniciavam-se as 13 horas nos dois dias: o primeiro dia possuía duração de 4 horas e meia e no segundo dia de 5 horas e meia, devido a redação. O tempo de duração para a realização das provas permanece o mesmo, porém as provas irão iniciar as 13:30. O portão será fechada às 13 horas como sempre, mas para dar o tempo de todos estarem sentados e organizados, a prova terá início apenas meia hora depois.
Taxa de inscrição
Após a taxa de inscrição ter permanecido o valor de 35 reais por 11 anos, em 2015 o preço da inscrição aumentou consideravelmente.
Atualmente a taxa de inscrição custa o valor de 63 reais, sim, aumentou bastante, porém informaram que daqui para frente, o aumento poderá ser anual ou a cada 2 ou 3 anos, com reajustes menos assustadores.
Essas foram algumas mudanças ao longo dos anos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio e que buscam um aperfeiçoamento da maior prova do país.
Até logo!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK