PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Benefícios do Cravo da Índia

Durante o período dos descobrimentos, navegadores europeus viajavam em busca de produtos raros e valorosos. Foi nessa época que o mundo ocidental conheceu o cravo-da-índia (nome científico Syzygium aromaticum e em inglês dianthus), uma especiaria utilizada na culinária e no preparo de medicamentos naturais. No século XVI o cravo vindo do oriente era quase tão caro quanto o ouro: um quilo da flor seca equivalia à sete gramas do metal dourado. E os nossos antepassados nem sequer conheciam todas as propriedades benéficas do condimento. Hoje o preço do cravo da índia está em torno de dez reais cada cem gramas.
Flor do Cravo
Flor do Cravo

Propriedades Medicinais

Hoje em dia existem vários pesquisadores que, assim como os desbravadores antigos, buscam conhecer melhor os produtos fornecidos pela natureza. Diferentes estudos revelam que o cravo-da-índia possui muitas propriedades benéficas e substâncias importantes para a nossa saúde. Recentemente, mostramos que a especiaria é um repelente bastante eficaz, que também afasta formigas. Além disso, o cravinho ajuda noemagrecimento e funciona como um antibiótico natural.

Outros Benefícios

E as vantagens no consumo do cravo-da-índia não param por aí. Veja outros benefícios:

  • É analgésico e antisséptico;
  • Acelera o metabolismo;
  • Melhora as funções da tireoide;
  • Tem função antioxidante;
  • Ajuda no controle do colesterol;
  • Favorece a perda de peso;
  • É bactericida;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne o envelhecimento precoce das células.

Consumo do Cravo da Índia

Geralmente utilizamos o cravo da índia para aromatizar receitas doces. A especiaria também é bastante usada no preparo de chás. A infusão é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios do cravinho, mas vale apostar no sabor marcante da flor seca para dar sabor e perfume a diversas receitas.

Informações Adicionais

A planta do cravo da índia na verdade é uma árvore com origem na Indonésia, e o cravo é a flor desta planta seca. Os benefícios do cravo podem ser aproveitados através do óleo do cravo.
O cravo é também muito usado para a saúde bucal, devido à suas propriedades antissépticas, como no tratamento da gengivite, veja a receita caseira de enxaguante bucal feito com o cravo da índia.
Misturar o cravo da índia com álcool e borrifar pela casa, além de deixar um aroma agradável na casa ainda mantém os insetos fora de casa.
Para quem é adepto das dietas da moda, está sempre procurando algum alimento funcional, ou termogênico, fazendo combinações com fibras, sempre com o objetivo de eliminar gorduras e queimar calorias mais rapidamente; se você está nesta onda, já deve ter ouvido falar de cravo da índia e linhaça. O cravo acelera o metabolismo, ajuda o processo de digestão; uma forma simples é chupar o cravo pois ele estimula a salivação e faz com que as enzimas digestivas atuem no estômago. Outra forma é preparando o chá de cravo da índiae tomar após as refeições.
Associando o uso da linhaça no café da manhã, e o chá de cravo após as refeições o intestino vai funcionar melhor, o metabolismo fica mais rápido e a queima de gordura mais fácil. Claro que exercícios físicos devem ser feitos.


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK