PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 3 de maio de 2016

HALITOSE: Beber água em jejum reduz mau hálito matinal

Publicado por: 
Via Saúde com Ciência


Tomar um copo d'água em jejum contribui para reduzir o mau hálito matinal

Estudo publicado no Jornal Internacional de Higiene Bucal sugere que tomar um copo d’água em jejum é um modo eficiente de reduzir o mau hálito matinal que incomoda tantas pessoas.

HALITOSE: Beber água em jejum reduz mau hálito matinal
Pesquisadores chegaram à conclusão de que tanto a água ingerida, como usada em bochecho, chega a reduzir 60% das substâncias que contribuem para essa sensação desagradável.

Na opinião de Katia Izola, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), o mau hálito matinal não necessariamente está relacionado à doença halitose, mas a um acúmulo de bactérias na boca durante as horas de sono. Nesse sentido, enxaguar a boca é uma solução provisória para combater o incômodo – já que escovar bem os dentes é sempre a melhor opção.

“Aquelas pessoas que preferem tomar o café da manhã primeiro e escovar os dentes depois podem se beneficiar desse recurso de ingerir um copo d’água em jejum. Por outro lado, quem sofre de halitose não consegue se livrar facilmente do problema nem depois de escovar os dentes.  
Em cerca de 90% dos casos, as alterações que levam à halitose se encontram na cavidade bucal, podendo ter origem, ainda, em falta de vitaminas, uso de determinados medicamentos, doenças autoimunes, doenças do aparelho digestivo, dieta inadequada e até mesmo alto nível de estresse. Por isso é tão importante relatar o problema ao cirurgião-dentista. Somente diante de um diagnóstico acertado é que o paciente poderá tratar a halitose de forma eficiente”, diz Katia.

Depois de identificar o mau hálito, a cirurgiã-dentista diz que é comum diagnosticar inflamação gengival, infecções periodontais, próteses mal adaptadas, e até mesmo hábitos inadequados de higiene bucal.



Geralmente, ao identificar algum desses quadros, também percebemos desvios do padrão salivar. Em determinados casos, o paciente deverá seguir um tratamento tanto com o cirurgião-dentista, quanto com um médico especializado no aparelho digestório, diz a especialista.

Na dúvida, o paciente pode usar o próprio copo – usado de manhã para tomar água – para sentir se tem alteração anormal do hálito. Outra opção é lamber a parte interna do pulso, aguardar alguns minutos e conferir se o cheiro indica mau hálito.

Fonte: Prof. Dra. Katia Regina Izola, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) – www.apcd.org.br




Comentário Saúde com Ciência sobe a halitose matinal x tomar água em jejum


Podem se beneficiar desse hábito (beber água em jejum), ainda, as pessoas que deixam copos de água em sua cabeceira e quem não quer (ou não pode, como médicos que dormem em plantões) ter mau hálito ao acordar. Para essas pessoas recomendamos que antes de dormir escovem muito bem os dentes, usem o fio dental e enxaguatório bucal, e, assim, dormirão com a boca livre do excesso de bactérias. Essas atitudes ajudarão a, na hora em que acordar a pessoa não apresentar (ou diminuir) o mau cheiro na boca. Neste caso, as pessoas que deixam copos ou moringas ao lado da cama podem tomar um pouco d'água se acordarem de madrugada e, o restante que ficar no copo beber água em jejum.

Complemente sua leitura com o artigo: Manga contra mau-hálito (ação e suco).

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK