PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Inscrições para o ENEM abrem segunda-feira (9/05)

Via MSN Notícias
ENEM
© Fornecido por Mundo Vestibular ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes para quem está terminando o ensino médio e também para quem quer entrar na faculdade.
Não é à toa que ele é considerado o maior vestibular do País! Com a nota do Exame você pode:
-Concorrer a uma vaga em universidades públicas de todas as regiões do Brasil sem precisar fazer vestibular.
-Conquistar uma bolsa de estudos em faculdades particulares espalhadas pelo País.
-Tentar um financiamento estudantil do Governo Federal, que garante juros baixos e prazo a perder de vista para pagar.
-Conseguir vaga em cursos técnicos gratuitos.
-Ingressar diretamente em inúmeras faculdades particulares.
-Complementar a nota do vestibular tradicional.
-Obter o certificado do Ensino Médio (para quem não está matriculado em uma escola regular).
As datas do Enem 2016 já foram divulgadas e o quanto antes você se preparar, melhor! Por isso elaboramos o guia a seguir com tudo o que você precisa saber para fazer sua inscrição no Enem 2016!
Quando fazer a inscrição para o Enem 2016?
Quem quiser participar do Enem este ano terá 11 dias para se inscrever. Mas isso não significa que você possa deixar para a última hora! O melhor mesmo é entrar no sistema logo nos primeiros dias.
As inscrições para o Enem 2016 começam às 10h de 9 de maio e vão até as 23h59 do dia20 de maio.
Como fazer a inscrição para o Enem 2016?
Fique atento aos procedimentos para fazer sua inscrição no Enem 2016. Você terá entre os dias 9 e 20 de maio para:
-Acessar o site oficial do Enem.
-Preencher os campos solicitados com seu CPF, alguns dados pessoais e informações sobre a escola onde você vai concluir o ensino médio (caso ainda esteja matriculado).
-Escolher, na lista de municípios, onde prefere fazer o Enem. Este será o seu provável local de prova.Indicar, nos campos correspondentes, se precisará de atendimento especial, se fará o Exame na condição de sabatista e se vai usar o Enem para obter o certificado do Ensino Médio (veja mais sobre cada uma dessas condições a seguir).
-Confirmar o cadastro.
-Imprimir o boleto para pagar a taxa de inscrição.
Qual é a taxa de inscrição do Enem 2016?
Após confirmar sua inscrição pela Internet, você precisará pagar uma taxa para concluir o processo.
Em 2016, essa taxa é de R$ 68,00. O boleto deve ser impresso a partir da página de inscrição, no site do Enem.
Alunos de escolas públicas e estudantes que declararem carência não precisarão pagar a taxa.
A novidade em 2016 é que o boleto poderá ser pago em:
-Qualquer agência bancária.
-Qualquer casa lotérica.
-Qualquer agência dos Correios.
Isso vale para todo o Brasil, desde os grandes centros até os menores municípios.
Fique atento ao prazo: a taxa de inscrição do Enem 2016 deve ser paga até o dia 25 de maio. Quem não se encaixar nos critérios de isenção e não pagar o boleto ficará de fora do Exame!
Há somente dois casos em que o participante do Enem 2016 não precisa pagar a taxa de inscrição:
-Estudantes de escolas públicas: quem estiver concluindo o ensino médio em uma escola pública devidamente declarada ao Censo Escolar da Educação Básica não precisará fazer o pagamento. Se você se encaixa neste critério, não é necessário fazer nada. Basta informar os dados da sua escola no ato da inscrição.
-Estudantes de baixa renda: quem não tiver condições financeiras de pagar a inscrição do Enem 2016 deve solicitar a isenção da taxa. Neste caso, é obrigatório ter cursado todo o ensino médio em escola pública (ou na rede particular como bolsista integral) e ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Vale lembrar que a isenção por motivos financeiros não é automática. O interessado deve preencher o formulário de carência socioeconômica, disponível na página de inscrição do Enem. Não é necessário enviar documentos para comprovar a condição de renda, mas o Inep pode pedir a documentação em outro momento.
E atenção! Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição no ano anterior e não compareceu para fazer a prova perde esse direito em 2016.
Orientações para sabatistas, atendimento especial e obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio
O Enem oferece atendimento especial para algumas condições de saúde e para mães que estejam amamentando. Estudantes que guardam o dia de sábado por motivos religiosos, chamados de sabatistas, devem chegar ao local de prova no mesmo horário dos demais participantes e esperar até às 19h para iniciar o Exame.
Se você se enquadra em alguma dessas situações, deve consultar o edital do Enem para saber qual o procedimento exato e que opções você deverá marcar na inscrição para garantir o seu direito.
Já quem parou de estudar há algum tempo e quer fazer o Enem 2016 para obter o certificado de conclusão do ensino médio deve, obrigatoriamente, marcar essa opção no ato da inscrição, indicando também em qual Instituição Certificadora irá buscar o documento caso alcance a pontuação necessária.
Assim que o edital do Enem for divulgado, você ficará sabendo por aqui!
Uso do nome social no Enem 2016
Os participantes do Enem 2016 que desejarem ser tratados por seu nome social deverão enviar um documento de identificação entre os dias 1o e 8 de junho. Os detalhes estarão também no edital do Exame.
Quando vai ser a prova do Enem 2016?
As provas do Enem em 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo).
Universidades que aceitam o Enem 2016
O número de instituições que aceitam a nota do Enem não para de crescer!
Nas particulares, o desempenho no Exame serve para ingressar diretamente no curso desejado (sem fazer vestibular), participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do FIES.
Já nas públicas, a nota do Enem pode ser usada para concorrer a uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para complementar a nota do vestibular.
Conheça algumas faculdades que aceitam a nota do Enem:
Universidades Privadas:
Universidades Públicas:
Veja também:
E você? Vai fazer o Enem em 2016? Conte para a gente nos comentários!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK