PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Remédio para Cãibra

Via Receita Natural

As cãibras ou câimbras são causadas pela contração involuntária dos músculos. Geralmente, o problema ocorre durante a noite ou quando há algum esforço físico. A dor muscular em si não é grave, apesar de causar bastante incômodo. Um das principais causas da cãibra é a carência de nutrientes no organismo, tal como cálcio, potássio e vitamina B1. Por isso, é importante tratar a origem do sintoma. Uma boa maneira de evitar as dores é manter uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes necessários para a nossa saúde.
Para resolver o problema momentaneamente, é possível recorrer à infusão com folhas de arruda. Basta aplicar a mistura sobre a pele quando ocorrer a cãibra. Veja como preparar o medicamento.
Arruda
Arruda para cãibras

Você vai precisar de:

  • 1 punhado de folhas de arruda
  • 1 garrafa de cachaça

Modo de Preparo:

Em um recipiente de vidro, coloque as folhas de arruda e cubra com a aguardente. Depois tampe o vidro e deixe as folhas “curtirem” no álcool por pelo menos 7 dias.

Posologia

Quando sentir a cãibra, basta aplicar o medicamento no local. Pegue um pedaço de algodão, molhe com a infusão e passe na pele, fazendo movimentos circulares até aliviar a dor. Importante criar calor no local.

Informações Adicionais

Alguns tipos de cãibras são mais comuns que outros, uma cãibra muito conhecida e dolorida, é a cãibra na panturrilha (chamada batata da perna). Normalmente ela ocorre quando estamos deitados, com as pernas encolhidas e de repente a esticamos. A dor é forte e a impressão é que o músculo embolou todo. Geralmente acontece enquanto dormimos, mas em algumas vezes, mesmo estando acordados passamos por esta situação. Isso ocorre pois o músculo se contrai sem que você queira, involuntariamente, antes de você ter mandado o comando.
Para aliviar a câimbra é preciso massagear o locar e fazer o músculo voltar à posição normal. Normalmente esta dor se estende até para o dia seguinte.
Mas além da cãibra noturna, existem outros tipos comuns, que são as que surgem devido à grande esforço físico, por isso é comum acontecer isso na academia, nadando, correndo.
Mas não só as pernas sofrem com as câimbras musculares; pés, mãos, abdome sofrem cãibras. Alguns remédios causam cãibras como remédio para pressão alta, diuréticos e remédios para colesterol.
Para evitar as câimbras é importante fazer alongamentos e estar sempre hidratado. Evitar álcool e cafeína que ajudam a desidratar. Para quem sofre de câimbras noturnas uma dica é beber água tônica à noite, pois ela tem quinina que previne as cãibras.
Ficou conhecido que comer banana todos os dias reduz os episódios de cãibra, devido à presença de potássio, mas ela ajuda especialmente nas cãibras causadas por esforço físico; nas noturnas e sem causa definida não ajudam tanto. Melhor que banana, são alimentos ricos em magnésio e cálcio. Inclusive as cãibras durante a gravidez pode ser devido à baixa de magnésio.
Pessoas que fazem hemodiálise geralmente queixam que sentem cãibras após a sessão, mas ainda assim, é importante dizer ao seu médico sobre este incômodo.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK