PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Xarope de Abacaxi

Via Receita Natural
O uso de xaropes naturais é muito comum, principalmente no tratamento de tosse e outras doenças respiratórias. Uma ótima opção é o xarope de abacaxi, indicado para casos de gripe e resfriado. Isso porque o abacaxi contém bromelina, uma substância com função anti-inflamatória e expectorante.
Para preparar o xarope de abacaxi em casa, basta seguir as instruções abaixo. A receita é simples e pode ser consumida inclusive por crianças.
Xarope de Abacaxi
Receita de Xarope Caseiro

Você vai precisar de:

  • 1 abacaxi
  • 1 litro de água
  • 2 litros de mel
  • cravo e canela

Modo de Preparo:

Primeiramente, lave bem o abacaxi pois ele será usado com casca. Depois pique a fruta e coloque em uma panela com a água, alguns cravos e um pau de canela. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e desligue o fogo. Quando esfriar, misture o mel e bata tudo no liquidificador. O xarope deve ser guardado em um pote de vidro com tampa e conservado em lugar fresco.

Posologia

O ideal é consumir o xarope 4 vezes ao dia. Para crianças de 1 ano, a recomendação é usar 1 colher de café do medicamento. De 2 a 4 anos, 1 colher de chá. De 4 a 12 anos, 1 colher de sobremesa. A partir dos 12 anos, 1 colher de sopa.

Informações Adicionais

Este xarope de abacaxi com mel é um clássico, e é sempre bom ter ele em casa, mas muita gente que nos segue aqui no blog já sabe que existem outros xaropes de abacaxi tão bons quanto para outras indicações.
xarope de abacaxi com açúcar mascavo é indicado para curar a voz rouca, aquela rouquidão aguda.
Uma variação deste xarope de abacaxi para tosse que acabamos de ensinar é o xarope de abacaxi com gengibre, com açúcar mascavo, o bom desta versão é que o gengibre fortalece o sistema imunológico e seu poder termogênico dá aquele  efeito de “calorão” que em muitos xaropes é conseguido através de bebida alcoólica.
Para bronquite, o indicado é o xarope de abacaxi com umbigo de bananeira, mas pode fazer a substituição pela cebola. Para resfriados, o xarope de abacaxi, mel e agrião é o recomendado.
A enzima bromelaína ou bromelina presente no abacaxi foi isolada e conhecida no fim do século XIX, e desde então é usada como remédio, isso porque esta enzima é um poderoso anti-inflamatório. Inflamações mais simples ou casos mais graves, o abacaxi é capaz de combater. Como casos de artrite e hemorroidas. A bromelaína também é usada para tratar sinusite e até mesmo trombose.
É importante lembrar que nem todo mundo pode comer abacaxi, isso porque é muito comum o caso de alergias ao consumo do abacaxi, do simples incômodo na mucosa da boca à casos de sufocamento.
Se o tratamento natural e caseiro não surtir efeito procure um médico, pois uma gripe e uma tosse pode na verdade estar camuflando uma doença mais séria como pneumonia ou até mesmo tuberculose.
Outro fator a se ter atenção é o consumo de xarope por diabéticos; como são feitos com mel ou açúcar, este público não deve fazer uso deles.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK