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sábado, 25 de junho de 2016

A Importância da Água Para Nossa Saúde

As ações do homem no planeta vêm se mostrando como bastante prejudiciais para o meio em que vivemos, mas também para a própria preservação da espécie humana. Como reflexo dessa situação, muitos brasileiros vivenciam hoje a triste experiência da falta de água que tem atingido os principais centros urbanos do país, devido à combinação de fatores climáticos e descaso dos governos em relação a distribuição desse bem tão importante.
Pensando nessas questões, este artigo serve de alerta para que lembremos do quanto a água é fundamental para a vida humana.

Água: Fundamental Para a Vida Humana

A água cumpre um papel de vital importância na existência humana. Todos nós sabemos que sem ela não podemos existir, mas nem sempre conhecemos como ela atua em nosso organismo. A água participa de todos os processos metabólicos do organismo humano e serve de base para que ocorram diversas reações orgânicas fundamentais.
Processos como a digestão, a absorção de nutrientes, a circulação sanguínea e a excreção só são possíveis devido à presença de água. Além disso, esse líquido é responsável por manter a temperatura do corpo dentro dos limites ideais, bem como pela manutenção e funcionamento de todos os órgãos do corpo humano.

Água
Água

E qual a  Importância da Água?

Todo o nosso corpo é formando por células que funcionam como minúsculos “tijolos”. Em nosso organismo, a água é distribuída de dois modos diferentes: na composição dos líquidos intracelulares, ou seja, na parte interna de cada uma das células; e nos líquidos extracelulares, como o plasma, a linfa e as secreções, que são externos às células.
No interior das células, a água serve como meio para que as reações bioquímicos possam acontecer, tornando possível os processos metabólicos essenciais para a vida humana. Assim, quando há pouca água dentro das células essas reações podem não ocorrer corretamente, o que prejudica várias funções corpóreas.
Já nos líquidos extracelulares, a água tem a função de unir as células, agindo com a argamassa entre os tijolos. Ela também participa do processo de nutrição das células, levando os nutrientes necessários para que ocorram os processos orgânicos já mencionados.

Qual a quantidade de Água no Organismo?

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, mas essa porcentagem varia bastante conforme as condições individuais de cada pessoa. Com o passar dos anos, a água total presente no corpo tende a diminuir consideravelmente. Em pessoas adultas a porcentagem fica entre 60% e 65%; já nas crianças, o percentual médio é de 80%; e nos idosos, algo entre 40% a 50% do peso é composto por água.
Essa variação também ocorre, por exemplo, entre atletas, que possuem maior concentração de água no organismo, e não atletas. Essa variação é explicada porque os músculos são formados por células mais aquosas, assim como as vísceras. Os ossos, por sua vez, tem baica concentração de água. De todo modo, podemos observar que mesmo nos idosos o percentual de água é bem elevado, justificando a relevância dela para o nosso organismo.

Eliminação e Reposição de Água

Agora que conhecemos mais sobre a importância da água para o organismo, é preciso entender o sistema de perda e reposição do líquido. O organismo elimina cerca de 2300ml de água todos os dias. Essa eliminação é feita por diferentes formas: pele e respiração (700ml); suor (100ml); fezes (100ml) e urina (1400ml). Essas quantidades, no entanto, podem variar bastante. Em dias mais quentes, por exemplo, a perda de líquido com o suor pode chegar a 1400ml. Um atleta que realiza uma atividade prolongada com a temperatura mais alta perde até 5000ml de água. A perda também pode ser bem alta em pessoas com diarreia, pois a eliminação de água pelas fezes se torna maior.
Por isso, o mais importante é sempre repor a água perdida  em quantidade proporcional à perda. Se a ingestão de água é insuficiente, o organismo passa a agir de modo diferente para preservar a hidratação. Isso pode sobrecarregar o rim, além de interferir diretamente em todos os processos que comentamos antes.
Em casos extremos, a desidratação pode levar à morte, revelando, mais uma vez, o papel fundamental da água. Para que você tenha uma ideia do impacto da falta de água no corpo humano, uma redução de 4% a 5% na quantidade de água presente no organismo pode diminuir a capacidade de trabalho dos órgãos em até 30%. Se a perda de água for de 20%, o resultado pode ser fatal.
O organismo pode se manter durante vários dias sem alimentação, mas não sem água. A atenção em relação à perda de líquidos deve ser redobrada em idosos, crianças e pessoas obesas, pois elas tendem a eliminar água mais rapidamente e podem ser vítimas da desidratação de forma agravada. Para que você possa entender como é feita a reposição de água diariamente, é preciso compreender quais são as fontes do líquido existentes na natureza.
Beber Água
Beber Água

Fontes de Água Para o Corpo Humano

Não é só bebendo água que podemos hidratar o organismo, ainda que essa seja a fonte mais importante de hidratação. O corpo lida com 3 fontes principais para absorção de água: os líquidos ingeridos diariamente (água, chás, sucos e etc.); a água contida no interior dos alimentos; e a água que decorre da oxidação metabólica.
Essas fontes estão listadas em ordem de importância, porém os alimentos têm conteúdo hídrico bastante variável. As carnes, por exemplo, possuem de 50% a 75% de água e alguns vegetais pode atingir até 95% de água em sua composição. De um modo geral, a alimentação diária é responsável pela ingestão de 1 litro de água. A partir do processo de oxidação, esses alimentos proporcional um quantidade adicional de líquido de mais ou menos 300 ml por dia.
Assim, para que possamos suprir toda a necessidade de hidratação, a melhor maneira é complementar essas duas fontes com água e bebidas saudáveis. A reposição diária de água deve seguir o volume de perda. Em dias mais quentes ou quando você pratica alguma atividade física a ingestão de líquidos deve ser maior. Veja a recomendação:
  • Para adultos – 2500ml de água por dia ou 35ml para cada quilo de peso;
  • Para crianças – 55ml para cada quilo de peso;
  • Para bebês – 150ml para cada quilo de peso.
O ideal é fazer o cálculo para chegar às quantidades adequadas. Se você costuma se esquecer de tomar água, a dica é deixar uma garrafinha sempre por perto e nunca esperar a sede chegar para beber líquidos.



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