PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 7 de junho de 2016

Computador travando muito? Veja o que fazer

Foto: Reprodução
RODRIGO LOUREIRO

Diversos leitores têm entrado em contato com o Olhar Digital perguntando o que devem fazer para evitar que seus computadores travem de forma rotineira. Se a sua máquina já não está mais em seus dias de glória, veja o que você pode fazer para evitar que ela precise ser reiniciada a todo momento.
Verifique o hardware
As dicas publicadas aqui, é claro, podem não funcionar em todos os casos. Por isso, antes de começar, certifique-se de que as peças do computador estão com funcionamento perfeito. É essencial que o cooler, as placas de memória RAM e a placa mãe estejam com bom funcionamento.
Reprodução
Assim, é melhor abrir o computador (ou pedir para alguém fazer isso, caso você não saiba) e verificar se as peças estão funcionando bem. Teste cada uma delas em outro terminal. Não há solução mágica que possa ser feita quando o problema está no hardware.
Programas ocultos
Se você é daqueles que vive instalando e desinstalando os mais variados tipos de softwares, saiba que eles podem ser os grandes responsáveis pela lentidão de sua máquina.
Reprodução
Alguns programas ficam abertos no computador e consomem memória RAM. Para checar isso, aperte Alt + Ctrl + Del para abrir o Gerenciador de Tarefas e vá em processos. Veja o quanto de memória seus programas estão exigindo. Feche os que não estiver utilizando.
Atualize o sistema operacional
A Microsoft lança diversas atualizações para melhorar o Windows. Apesar de serem chatas de serem executadas, controle a vontade de postergar os updates e deixe que a empresa tente resolver seus problemas.
Reprodução
Para checar se o seu Windows precisa ser atualizado, abra o Windows Update.
Limpeza eletrônica
Se o seu computador não é dos mais potentes, não o utilize como um depósito de arquivos que você nunca mais irá abrir na vida. Faça limpezas periódicas no computador, exclua arquivos e pastas inúteis e evite usar toda a capacidade do HD. Outra dica importante é utilizar bons programas antivírus para proteger o computador de ameaças virtuais que podem estragar o PC.
Reprodução
Uma maneira ágil de fazer uma faxina virtual é pelo recurso Limpeza de Disco. Tenha em mente, no entanto, que ele poderá excluir até mesmo os arquivos depositados na Lixeira. Se quiser uma opção mais radical, siga para a próxima dica.
Em último caso, formate
Há quem adore realizar a formatação da máquina para deixá-la praticamente nova. Outros, detestam ter que chegar a este ponto. Fato é que formatar um computador pode realmente resolver grande parte dos problemas causados por softwares corrompidos ou maliciosos.
Reprodução
Antes de fazer isso, no entanto, considere que o processo poderá resultar na exclusão de TODOS os arquivos armazenados na máquina. Assim, salve o que quiser em um HD externo, pen drive ou em serviços de armazenamento online e realize a formatação.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK