PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Problemas cardíacos podem ser emocionais

Publicado por: 
Problemas cardíacos podem ser emocionais
Problemas cardíacos podem ser emocionais
Cerca de 70% dos pacientes que pensam estar doentes do coração estão, na verdade, com problemas emocionais...

Afirma o cardiologista Roque Marcos Savioli: a maioria sofre dos males da vida moderna, depressão ou estresse.

Relatos reais de pacientes que chegam ao consultório com dores no peito e acham que sofrem do coração, mas de fato estão com doenças emocionais estão reunidos no recém lançado livro do cardiogeriatra Roque Marcos Savioli, “Segredos de um Consultório”, pela Edições Loyola [www.loyola.com.br].


Um ex-professor aposentado, que entra em um quadro de demência e não reconhece mais as pessoas; um dono de uma cantina, com problemas do coração e alto grau de estresse; e uma empresária com uma vitoriosa trajetória profissional, mas uma vida pessoal conturbada por casamentos fracassados (seu marido tem compulsão sexual), que sofre de estresse e de colesterol alto e acaba tendo um infarto.

Estes são alguns dos casos contados no livro. E, ainda, um padre que atingiu níveis de estresse tão intensos, que o levaram a um quadro depressivo; e uma advogada que acaba de fazer um aborto, fica deprimida e quer se suicidar. O livro também dedica um capítulo a experiências de quase morte.


Coração da mulher — Segundo Savioli os problemas do coração, males que antes atingiam muito mais os homens, hoje estão bem presentes também nas mulheres. A mortalidade do sexo feminino por doença cardiovascular é de 36,7% (maior do que câncer, 17,6%), segundo dados do Ministério da Saúde. Hoje a doença cardiovascular é a principal causa de óbito nas mulheres na Europa e nos Estados Unidos.

Estudo na Suécia analisou as carótidas (artéria que leva sangue ao cérebro. Se entupir causa derrame) de mulheres mal casadas, bem casadas e solteiras. As bem casadas e solteiras estavam bem melhores do que as mal casadas, indicando que o estresse conjugal é uma situação de risco.


LEIA MAIS

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK