PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Supercomputador brasileiro é desligado por falta de dinheiro para conta de luz

(Foto: Divulgação)
REDAÇÃO OLHAR DIGITAL


Sem condições de pagar a conta de luz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que fica em Petrópolis, no Rio de Janeiro, se viu obrigado a desligar o supercomputador Santos Dumont, instalado no local. A máquina é a maior da América Latina e uma das 300 mais rápidas do mundo.
Segundo a direção do LNCC, manter o supercomputador ligado consumia 80% dos recursos públicos destinados ao laboratório. A conta de luz, com o equipamento funcionando, chegava a custar quase R$ 500 mil por mês, e falta dinheiro ao instituto para manter as contas em dia.
Ainda de acordo com a direção do LNCC, não há previsão de quando o supercomputador será religado já que não se sabe quando os recursos para o pagamento da energia elétrica serão recebidos. O Santos Dumont é usado para pesquisas sobre o mal de Alzheimer e o vírus zika.
Além de atrasar o progresso científico, a LNCC diz que deixar o Santos Dumont desligado pode causar danos ao equipamento. Por isso, a equipe tem ligado o aparelho por curtos períodos, fora do horário de pico, para evitar qualquer prejuízo mais grave. O responsável direto pelo laboratório é o governo federal e o Ministério da Ciência e Tecnologia.
Via CBN

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK