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terça-feira, 26 de julho de 2016

6 boas razões para comer beterraba

Adorada por uns, odiada por outros; o seu sabor é forte, tal como os seus benefícios para a saúde



Cheia de vitaminas B, ferro, fibra, ácido fólico, manganês, cobre, magnésio e potássio, a beterraba fornece ao seu corpo inúmeros benefícios para a saúde.

Pode encontrar beterrabas com uma cor vermelha escura, mas também mais rosa, branco ou amarelo. Seus benefícios vão desde a diminuição da pressão arterial ao combate ao câncer, a beterraba foi até considerada pelos Institutos Nacionais de Saúde, dos Estados Unidos, um alimento funcional de prevenção da doença.
O site Medical Daily destaca seis boas razões para começar a comer (ou comer mais) beterraba:
1. Baixa a pressão arterial. A beterraba contém nitratos que, quando ingeridos, se convertem em ácido nítrico, que ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos. Isto ajuda a melhorar a passagem do sangue e, por consequência, baixa a pressão arterial.
2. Ajuda a combater o câncer. A cor da beterraba deve-se a um fitonutriente chamado betanina, que os estudos sugerem que tem um poder antioxidante, anti-inflamatório e detox no corpo que pode ser muito útil para quem está lutando contra um câncer.
3. Tem um efeito detox. O efeito da betanina presente na beterraba também pode ser muito útil para destruir as toxinas e purificar o sangue e o fígado, aumentando a imunidade e melhorando as funções dos rins.
4. É um anti-inflamatório natural. A inflamação é a forma natural de o corpo responder à doença, mas quando ela se instala pode ser a raiz de inúmeros problemas de saúde. As propriedades anti-inflamatórias da beterraba ajudam a proteger as células, as proteínas e as enzimas do estresse do ambiente.
5. Aumenta a resistência e a energia. Os nitratos que a beterraba contém lhe dão resistência extra. Mas precisa de consumir cerca de cinco beterrabas médias para notar uma melhoria na performance atlética, por isso apostar em um suco de beterraba pode ser uma ótima solução.
6. Melhora a visão. Não são só as cenouras que contribuem para a visão. As verduras da raiz de beterraba contêm mais ferro que o espinafre e também promovem o consumo elevado de nutrientes que aumentam a saúde ocular, como carotenóides, luteína e betacaroteno.

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