PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bicarbonato com Limão: para que serve este remédio?

O Bicarbonato de sódio, fórmula química NaHCOé um composto alcalino usado popularmente como antiácido para tratar indigestão pois ele neutraliza o ácido clorídrico que é produzido pelo suco gástrico do estômago.
Ele também é usado na culinária, em algumas receitas substituindo o fermento em pó. O bicarbonato de sódio tem muitas utilidades, ele está presente na fabricação de refrigerantes, extintores de incêndio, desodorantes corporais, e muitos outros usos, até mesmo para a fabricação de pedras de crack.
Mas uma novidade tem sido empregada quando se fala sobre o uso do bicarbonato que é sobre a possibilidade de alcalinizar o sangue. Será? Saiba mais sobre isso.

Alcalinizar o Organismo

limão e bicarbonato de sódio
Essa mistura promete alcalinizar o sangue
Muito tem se falado sobre alcalinizar o corpo. Adeptos da dieta alcalina trabalham com a ideia de que nosso sangue tem estado muito ácido e é importante deixar ele mais alcalino.
Antes de qualquer coisa, vamos relembrar a escala do pH, que vai de 0 a 14. O pH neutro tem valor 7 (a água pura tem pH 7); os líquidos que estão abaixo de 7 são considerados ácidos e os acima são os chamados alcalinos. Cada número na escala se distancia do outro por uma valor de 10 vezes. Um líquido com pH 3 (como o refrigerante) é dez mil vezes mais ácido que a água. Pois de 3 a 7 temos 3,4,5,6,7, ou seja, 10 x 10 x 10 x 10 x 10 (10 elevado à quinta potência) que dá 10 mil. Ou seja, o refrigerante é 10.000 vezes mais ácido que a água.
Dado isso, vamos entender que o sangue necessita manter-se alcalino (pH de 7,35 a 7,45) e o organismo trabalha para que isso se mantenha, mas uma dieta errada pode ajudar a desregular o pH e uma dieta correta pode favorecer a alcalinização do organismo.
Uma desregulação deste pH pode levar por exemplo à quadros de perda de cálcio, ocorrendo a osteoporose e o enfraquecimento dos dentes. Em contraponto, este mesmo problema pode levar à formação de pedras nos rins.

E o que o bicarbonato com limão tem a ver com isso tudo?

Acredita-se que tomando a mistura de limão com bicarbonato diariamente podemos alcalinizar o sangue. Muitas pessoas estão tomando essa mistura pela manhã em jejum para alcalinizar o sangue.
O bicarbonato de sódio é um composto anfótero, ou seja, em meio básico ele se comporta como ácido e em meio ácido ele se comporta com base. Então quando o limão que é acido, reagir com o bicarbonato que é base teremos produtos neutros como água, gás carbônico e sal (citrato de sódio). Mais que isso, essa reação gera a solução tampão com o citrato de sódio (sal) mais o ácido cítrico do limão (ácido fraco). Os tampões têm propriedade de resistir a mudanças de pH. Fisiologicamente o sistema tampão irá controlar o transporte de gás carbônico e pH no sangue, evitando variações grandes no pH do sangue.
Manter o pH do corpo equilibrado é importante e essa mistura consegue manter as melhores condições para as diversas reações químicas que ocorrem no corpo.
Essa teoria parece fazer sentido, o problema é saber a quantidade exata para que isso ocorra sem fazer mal. Quem é adepto deste método costuma usar a seguinte receita: suco de 3 limões, em meio litro de água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Mas não se sabe ao certo se esta é a quantidade ideal para que isso aconteça.

Bicarbonato com Limão Emagrece?

Muitas pessoas estão usando a dieta alcalina para emagrecer, isso porque o corpo funciona melhor quando o pH do sangue está dentro da normalidade. Além de tomar a mistura acima mencionada, é preciso conhecer o pH dos alimentos para evitar comer os mais ácidos e optar pelos alcalinos.

Lista de pH dos Alimentos

pH Alcalino – tem livre consumo e podem ser consumidos crus ou cozidos.
pH 10 = Água alcalina, brócolis, cenoura, cebola
pH 9 = Óleo de oliva, batata doce, uva, melão
pH 8 = Maçã, tomate, morango, banana
pH Neutro  – ideal para o sangue.
pH 7 = Água tratada
pH Ácido – consumir com moderação
pH6 = Leite, suco de frutas, salmão, cacau
pH5 = Frango, cerveja, feijão, açúcar
pH4=  Café, pão de farinha branca, amendoim, carne vermelha
pH3 = Aspartame (adoçante), comida industrializada, carne de porco, refrigerantes
pH 2,3 = Coca Cola

Bicarbonato com Limão cura o Câncer?

O uso desta solução tem encontrado adeptos não apenas no mundo fitness e que buscam uma forma de emagrecimento. Pacientes com câncer, estão depositando suas esperanças neste composto com a ideia de que as células cancerígenas se proliferam em um ambiente ácido, e se o corpo estiver alcalinizado, as células saudáveis é que irão aumentar e não o tumor.
Como sempre, há teorias que comprovam e teorias que desabonam esta conduta. Assim, as pesquisas nessa área ainda não são confiáveis, e o risco de ter algum problema no uso excessivo do bicarbonato de sódio é grande, principalmente para os hipertensos, pois o bicarbonato aumenta a pressão arterial.

Outros usos do Bicarbonato com Limão

Para Azia

Sem dúvidas o uso do bicarbonato de sódio para a azia é indicado já que ele realmente tem características alcalinas. Mas o uso da combinação água, limão e bicarbonato é ainda mais potente, pois quando o bicarbonato reage com o ácido do limão ele libera dióxido de carbono gasoso (CO2 ) e água. Sendo assim, ele age como antiácido e alivia o estufamento. Indicado também para problemas com gases e dores de barriga.

Para Clarear Axilas

Um uso comum do limão com bicarbonato é para clarear a pele. No entanto é altamente perigoso que o ácido do limão queime a pele e ao invés de clarear, ela escureça ainda mais, principalmente se em contato com o sol. Por isso não é recomendado o uso no rosto ou partes expostas. Mas nas virilhas e axilas a mistura tem resultados satisfatórios.

Para Limpar os Dentes

O bicarbonato é antisséptico e é usado para limpeza dos dentes, inclusive em consultórios de dentistas.  Eles realmente ficam mais brancos. Mas não se deve usar com muita frequência para não estragar o esmalte dos dentes.

Um comentário:

Rosely LOMBARDI AMOR SEM LIMITE disse...

boa dica,vou fazer isso pra melhorar minha digestão,obg,pelo postal muito útil.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK