PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Chá para acabar com piolho

O piolho (nome científico Pediculus capitis) é um bicho danado que vive nas cabeças das pessoas. O inseto minúsculo, cerca de 3 mm, é um parasita de seis patas, sem asas que vive do nosso sangue e basta uma criança pegar piolho para infestar uma turma inteira. A doença, causada pela infestação se chama pediculosee pode se tornar um transtorno para toda a família, pois a reprodução deste inseto é muito rápida e até os adultos podem acabar pegando piolho.
Muitas crianças em idade escolar têm recorrências de piolho, e é importante saber de onde ela está pegando para que o foco também seja tratado. É importante também ter certeza de que, além de todos os piolhos, os ovos (as lêndeas) foram retiradas ou mortas, para que o problema não persista.
Importante também observar sempre a cabeça do seu filho para que antes que haja uma infestação, os piolhos sejam combatidos. Aos primeiros sinais de que ele pegou piolho, providencie o tratamento. O sintoma mais comum é a coceira na cabeça, nunca e atrás das orelhas.

As lêndeas são aqueles pontinhos brancos que ficam agarrados nos fios. Não confundir com caspas. Outra informação importante é saber que as lêndeas que estão mais abaixo do couro cabeludo são ovos que já eclodiram, ou seja, já nasceram os piolhos, são apenas as cascas dos ovos; as lêndeas que devem ser combatidas para evitar que nasçam mais piolhos são as que estiverem bem agarradas à cabeça.
As crianças pegam piolho no contato com outras pessoas que tem piolho, é importante relembrar que o piolho não voa e não pula como a pulga, ele apenas anda, então para uma criança pegar piolho, é porque esteve muito próxima de outra infestada, ou compartilhou pentes, bonés, maria chiquinhas e arquinhos de cabelo. Os piolhos não sobrevivem por mais de 24 horas fora da cabeça.
Os mais radicais tratam o piolho de modo drástico: raspam o cabelo. Mas existem outras soluções, principalmente para as meninas que gostam de usar os cabelos longos e soltos. Alguns remédios comprimidos e xampus prometem acabar com a infestação. Também existem os famosos pentes finos, que podem ser passados no cabelo para a retirada das lêndeas. Outro método bastante utilizado consiste em catar os piolhos e lêndeas com as mãos, vasculhando os fios de cabelo em busca dos pequenos insetos e ovos.
Normalmente, acredita-se que os cabelos lisos pegam menos piolhos pois eles escorregam pelos fios, e fala-se que piolho prefere cabelo anelado ou crespo, mas isso não tem influência. Outro mito é que cabelo com química não pega piolho, mas ainda não existe comprovação para isso.
Existem alguns remédios para passar no cabelo, e outros para remédios para tomar. Mas a melhor forma para acabar com piolhos é realmente catar os piolhos. Passe creme para cabelo e use o pente fino. O creme ajuda o pente a deslizar melhor.
Mas para quem ainda não teve sucesso apenas com a catação manual de piolhos, e quer usar algum remédio para ajudar o processo, e procura um tratamento caseiro e natural temos uma boa receita.
A receita de chá que ensinamos hoje também serve como tratamento para a pediculose. O remédio caseiro promete ótimos resultados e, com certeza, é muito menos agressivo que os remédios comumente utilizados. Nesse caso, a erva milagrosa é a arruda. Já mostramos no Receita Natural outra receita para piolhos feita com esta erva. Hoje você vai aprender a usar o chá de arruda no combate dos piolhos e lêndeas.
Arruda
Arruda

Você vai precisar de:

  • vinte gramas de folhas de arruda
  • um litro de água

Modo de Preparo:

O preparo é muito simples. Basta colocar as folha em infusão por alguns minutos e o chá estará pronto.

Modo de usar:

O chá deve ser aplicado ainda morno ao longo dos fios. Depois disso, é preciso deixar a mistura agir por cerca de 30 minutos e enxaguar os cabelos com água abundante. Ao final, lave as madeixas com xampu neutro ou sabão de coco. Para um tratamento mais eficiente, passe o pente fino para remover os piolhos mortos e as lêndeas.

Atenção

O chá é para passar nos cabelos e não para tomar.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK