PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 12 de julho de 2016

Quantos litros de sangue existem no corpo humano?

Bruna Almeida

Orlando Filho/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
O volume de sangue existente no corpo humano corresponde de 7% a 8% do peso corporal de cada pessoa. Por exemplo, se alguém pesa 75 quilos, ela terá entre cinco a seis litros de sangue.
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.
O plasma é a parte líquida do sangue, de coloração amarela e formada por água (90% de sua composição), proteínas, vitaminas e sais. Assim, circulam por todo o organismo as substâncias nutritivas necessárias à vida das células. Entre elas estão as proteínas, enzimas, hormônios, fatores de coagulação, imunoglobinas e albumina. O plasma representa aproximadamente 55% do volume de todo o nosso sangue.
As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos, têm alto número de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro e faz com que o sangue seja vermelho como o conhecemos. Ela auxilia as hemácias a transportar o oxigênio a todas as células do organismo. Além disso, servem como meio de locomoção do dióxido de carbono (gás essencial à vida do planeta), produzido pelo organismo, até os pulmões, onde ele é eliminado para fora do corpo. 
Já os leucócitos, que representam o nome científico dos glóbulos brancos, fazem parte da linha de defesa do organismo. São necessários em casos de infecções, para que cheguem aos tecidos e tentem destruir os agressores, como vírus e bactérias. 
Fechando o time, as plaquetas são pequenas células que trabalham na parte do processo de coagulação sanguínea nos machucados, para evitar a perda de sangue.
Complicações com o sangue podem resultar em doenças
É preciso estar atento a alguns aspectos relacionados ao sangue que podem causar problemas de saúde. A perda de sangue, por exemplo, é algo grave. Para um adulto, uma eliminação que ultrapasse 1,5 litro é muito perigosa. No caso das crianças, varia de acordo com o peso, tornando-se crítica a perda em torno de 20% do peso do corpo.
A anemia também é algo que envolve o sangue e pode ser muito perigosa às pessoas. Ela ocorre quando a hemoglobina do sangue está abaixo do normal por falta de um ou mais nutrientes essenciais. O ferro é um desses elementos importantes para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Para ajudar e, muitas vezes, salvar a vida de alguém, é possível doar sangue. Basta ir a um posto de Saúde que realize este tipo de trabalho. Os requisitos para fazer a doação são ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, alimentado e em boas condições de saúde. 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK