PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Como poupar 10% do salário usando apenas envelopes

Educador financeiro ensina que a melhor forma de economizar passa longe dos softwares e aplicativos para planejamento financeiro

© PixaBay

Em vez de softwares, planilhas e sistemas complexos, a melhor forma de começar a poupar é utilizando envelopes. É o que explica Robinson Trovó, educador financeiro e fundador da plataforma online Trovó Academy. Segundo o educador, antes de tentar práticas complexas que envolvem planilhas, por exemplo, a melhor forma de criar uma rotina de controle de gastos é colocando cada um deles em um envelope, incluindo aquele que receberá os 10% do salário que você poupará.

“Só é possível se tornar financeiramente independente quem consegue poupar pelo menos esta quantia”, explica.
Trovó explica ainda que, para economizar 10% do salário, não é necessário reduzir a qualidade de vida ou abdicar de pequenos prazeres. “Basta ter força de vontade e disciplina”, resume.
Segundo o especialista, é necessário um pouco mais de esforço nos primeiros três meses utilizando os envelopes. “Depois disso, a prática se torna prazerosa e parte da rotina”.
Modo de fazer:

A receita para conseguir poupar 10% do salário precisa de três ingredientes: 1 caneta, cerca de 10 envelopes, e as notas fiscais ou recibos de cada compra. “A partir de então, você vai colocar nos envelopes as notas para cada compra que fizer, e caso seja algo muito simples e sem nota ou recibo, como um pastel da feira, é só anotar em um papel”, explica.
Segundo Trovó, os envelopes devem ser separados conforme os tipos de gastos. “Escreva em cada um deles o tipo de conta e coloque uma previsão de quanto cada um deve valer no fim do mês”, destacando quais são os mais comuns: Alimentação/Supermercado; Passeio; Gastos Diários; Contas variáveis; Contas fixas; Educação; Dívidas e Carro.
“No envelope de passeio irão todos os gastos com viagem ou restaurantes em momentos de lazer, enquanto a Educação pode incluir a escola dos filhos, por exemplo, em Carro deve-se colocar os gastos com gasolina, mecânico, e o envelope de Dívidas deve incluir até mesmo financiamentos, pois é preciso encarar isso como dívida” destaca, alertando que cada pessoa deverá ter, em média, 10 envelopes com os gastos ao longo do mês. O máximo de envelopes deve ser 13.
Para exemplificar, Trovó destaca que o financiamento do carro vai no envelope de Dívidas, enquanto os gastos com IPVA ou gasolina vão no envelope Carro.
O educador financeiro ensina que, ao receber o salário, deve-se pegar 10% do valor e inserir em um dos envelopes. “O objetivo é não precisar deste dinheiro para nada, por isso é importante usá-lo só se for realmente impossível pagar todas as contas com os outros 90%”.
O que fazer depois:
Assim que terminar o mês, basta calcular os valores reais que foram gastos e compará-los com o que foi previsto no início do mês.
“A maioria das pessoas acaba gastando mais do que previa realmente, e é possível que no primeiro e segundo mês seja necessário usar uma parte dos 10% que seriam poupados, mas ao fim do período de três meses, é importante que os gastos já estejam controlados”.
Segundo Trovó, o grande segredo da economia está em essencialmente três envelopes – que costumam ser os mais descontrolados, mas também os que mais permitem economizar: Alimentação/Supermercado, Passeio e Gastos Diários.
"Não é necessário economizar em gastos fixos, como plano de saúde, e nem mesmo em educação, como a faculdade ou a escola dos filhos, mas é possível reduzir os gastos com cafezinho todos os dias, excessos nas compras do mês ou restaurantes caros nos fins de semana”, ensina. “Com esta economia é possível guardar o mínimo necessário”.
Ao inserir a disciplina rotineira de economizar 10% do salário, a pessoa passa a se tornar uma poupadora. “Sim, é possível economizar mesmo com dívidas”, conta Trovó, que conclui com um incentivo irrecusável. “Após começar a poupar, é possível iniciar um investimento, e em pouco tempo os seus rendimentos poderão ficar maiores que o seu salário, mas para isso é preciso disciplina e força de vontade”.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK