PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Dicas e Receitas Para Controlar a Ansiedade

Entenda melhor o que é a ansiedade, saiba quais são seus principais sintomas e veja como preparar receitas caseiras para combater o problema. 
Dicas e Receitas Para Controlar a Ansiedade

ansiedade é uma reação comum do organismo diante de alguns estímulos. Quando estamos esperando a resposta de uma entrevista de emprego, por exemplo, é normal sentir certa “aflição” até que o resultado seja divulgado.
O problema é que o excesso de estímulos da sociedade contemporânea tem aumentado essas reações do organismo, fazendo com que a ansiedade seja quase constante e sem motivos aparentes. Nesses casos, podemos dizer que há um distúrbio de ansiedade, ou seja, um problema capaz de interferir prejudicialmente na vida normal da pessoa que sofre com o problema. Também é comum o uso da expressão ansiedade crônica para se referir a essas ocorrências mais sérias do quadro ansioso.

Sintomas da Ansiedade

Por se tratar de um quadro clínico bem amplo, a ansiedade pode englobar uma série de sintomas. Ter um ou dois desses sintomas pode não ser algo preocupante, mas a presença de todos eles é motivo para procurar um médico. Veja os principais sinais:
  • Ter problemas para falar em público é algo bastante normal, mas quando essa situação leva a uma resposta exagerada, com preocupação constante e grande desconforto antes e durante a apresentação, é possível dizer que a dificuldade é um indício de ansiedade social;
  • Outro sinal da ansiedade é a insegurança, sobretudo quando ela surge em situações sociais. Se a pessoa se sente nervosa para conversar em pequenos grupos, com a sensação de que todos estão lhe observando atentamente, essa insegurança pode caracterizar um distúrbio de ansiedade;
  • tensão muscular também é comum no nosso cotidiano, mas pode aparecer de modo exagerado. Travar parte do corpo com pés, mãos e mandíbula sem mesmo perceber ou durante o sono é um sintoma da ansiedade generalizada;
  • insônia está bastante ligada a quadros de estresse e ansiedade. Quando a dificuldade para dormir se torna recorrente, é importante procurar um especialista;
  • Medos aparentemente irracionais, como o pânico de certos animais ou de voar de avião, são indicativos de um quadro ansioso e devem ser tratados como parte de um problema mais amplo.
    Ansiedade
    Cobranças no trabalho, consumo excessivo de café e uso de cigarro podem agravar a ansiedade

Como tratar a ansiedade?

A ansiedade tem tratamento e nem sempre precisamos recorrer a medicamentos controlados para solucionar o problema. Como exemplo pessoal, posso dizer que depois de vários anos tomando remédios fortes consegui obter resultados muito mais consideráveis com psicoterapia e natação. Dependendo do caso, às vezes é preciso recorrer aos chamados “tarja pretas” pelos menos para controlar o problema inicialmente.
Porém, outras práticas menos agressivas para o organismo, como esportes, atividades relaxantes, boa alimentação e até mesmo o uso de chás contribuem muitíssimo para o controle da ansiedade. As terapias alternativas, como a musicoterapia, a aromaterapia e a acupuntura também são recomendadas, mas devem ser feitas por profissionais qualificados. O mais importante é tentar encontrar as causas da ansiedade e não deixar que a vida se torne algo “insuportável”. Se o seu trabalho tem exigido muito de você, talvez seja hora de repensar se essa é a melhor forma de ganhar dinheiro, por exemplo.

Receitas Caseiras

É possível tratar a ansiedade com receitas caseiras? Isso vai depender do seu quadro. Pessoas que sofrem com a ansiedade crônica podem até melhorar com o uso de ervas naturais, mas o problema dificilmente será controlado somente com plantas medicinais. O ideal é combinar vários tipos de tratamento, incluindo o uso de chás terapêuticos.
Mas atenção: existem ervas que podem reagir com medicamentos alopáticos. Por isso, se você faz uso de qualquer tratamento controlado é fundamental conversar com o médico sobre a possibilidade de tomar certos tipos de chás. As receitas indicadas abaixo não devem ser consumidas sem esses cuidados, mesmo que pareçam inofensivas.

Banho Antiestresse

Muitos especialistas acreditam que o aroma de certas plantas é suficiente para atuar em nosso organismo. Por isso, o banho preparado com ervas pode ajudar a controlar o estresse e a ansiedade. Depois de um dia cansativo de trabalho, que tal preparar um banho relaxante? Os ingredientes necessários são:
  • 3 litros de água
  • 1 xícara (chá) de erva cidreira
  • 1 xícara (chá) de malva
  • 1 xícara (chá) de flores de tília
  • 2 xícaras (chá) de valeriana
Coloque a água em um caldeirão e espere ferver. Então acrescente todas as ervas e deixe fervendo por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe o caldeirão e espere amornar. Coe e coloque em um jarro. Durante o banho, despeje a mistura sobre o corpo do pescoço para baixo, lentamente. O aroma das ervas vai trazer mais tranquilidade.

Chá Para Ansiedade

A combinação das ervas camomila e valeriana é excelente para contornar a ansiedade, diminuir o nervosismo e melhorar a qualidade do sono. Todos esses benefícios podem ser obtidos por meio do chá, desde que ele seja preparado adequadamente. Veja os ingredientes necessários:
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1/2 colher (sopa) de raiz fresca de valeriana
  • 1/2 colher (sopa) de camomila seca
O preparo é simples. Coloque a água na chaleira e espere ferver. Quando começar a borbulhar, desligue e acrescente as ervas. Então tampe e espere o chá amornar. Depois que estiver morno coe e, se quiser, adoce com um pouco de mel. O chá deve ser tomado cerca de 30 minutos antes de dormir. Ele não é recomendado durante o dia, pois pode atrapalhar a realização de atividades do dia a dia.
Chá de Maracujá
O chá de maracujá é indicado para combater a ansiedade

Infusão de Maracujá

O maracujá é conhecido como calmante natural, mas a maior parte das propriedades está nas folhas e não no fruto. Por isso, o chá para ansiedade deve ser feito com as folhas e galhos da planta. Os ingredientes necessários são:
  • 1 colher (sopa) de folhas e talos secos de maracujá
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de mel
Para fazer o chá, junte a água com a erva em um chaleira e leve ao fogo até começar a ferver. Então desligue, tampe e mantenha abafado por 5 minutos. Após esse tempo, coe e adoce com o mel. O chá deve ser tomado duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e no fim da tarde. Se quiser aliviar a insônia, tome também uma xícara pouco antes de se deitar.

Suco Relaxante

Nos dias mais quentes, uma boa receita de suco pode ser mais agradável que o chá. Na verdade, o que vamos ensinar é um suchá, ou seja, uma mistura de suco com chá. Primeiro, você deve preparar um chá com os seguintes ingredientes:
  • 1/2 litro de água
  • 1 colher (sopa) de folhas de maracujá frescas e picadas
  • 1 colher (sopa) de flores e folhas secas de camomila
Coloque a água em uma chaleira, espere ferver e desligue o fogo. Acrescente as ervas, tampe a chaleira e mantenha em infusão por 10 minutos. Depois coe e guarde na geladeira. Quando estiver frio, bata o chá com:
  • polpa de 1 maracujá
  • 3 colheres (sopa) de mel
Coe o suchá e beba 1 copo 2 vezes ao dia. Para deixar o suco menos calórico, não adoce com mel.

Contraindicações dos Chás

  • A valeriana não deve ser consumida por mulheres grávidas, pessoas com hipotireoidismo e idosos;
  • A erva cidreira não deve ser usada por quem tem úlceras;
  • Gestantes e lactantes devem evitar a ingestão de tília;
  • A camomila em excesso pode causar náusea, irritação e insônia;
  • O maracujá não é recomendado a gestantes e pessoas com pressão baixa;
  • Diabéticos não podem adoçar os chás com mel ou qualquer outro produto que possa elevar a glicose.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK