PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Dicas e Receitas Para Você Dormir Bem

Saiba quais são as principais causas da insônia e veja algumas receitas naturais para garantira boas noites de sono. 

Ter uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde. No entanto, diversos fatores podem contribuir para a insônia. Quando estamos nervosos ou ansiosos por algum motivo, é normal que o sono não venha por uma noite, mas se o problema persiste por vários dias consecutivos, é possível que a insônia seja considerada como crônica. Por isso, é muito importante consultar um médico quando observamos qualquer problema relacionado ao dormir.

Causas da Insônia

A insônia se caracteriza não só pela dificuldade em dormir, mas também pelo sono que não traz descanso. Assim, mesmo que você tenha dormido durante várias horas, é possível acordar com a sensação de que a noite de sono não foi suficiente. Esse tipo de sensação também é indicativo de um quadro de insônia e deve ser tratado como tal. De um modo geral, problemas para dormir estão relacionados a várias causas. Algumas delas são:
  • prática de exercícios físicas ou atividade estimulante durante a noite;
  • falta de horários para dormir, acordar e se alimentar;
  • uso de dispositivos como computador, celular e videogames antes de dormir;
  • consumo de bebida alcoólica, chás, café e medicamentos estimulantes;
  • depressão, estresse e outros fatores psicológicos;
  • distúrbios específicos do sono, como a apneia, que interferem no descanso noturno.
Dessa forma, algumas mudanças relacionadas a esses fatores podem contribuir para a melhoria do sono. Em outros casos, é necessário que um médico receite medicação adequada. Os chás e fitoterápicos também são bastante indicados para contornar a insônia.
Insônia
Fique livre da insônia com remédios naturais

Ervas Calmantes e Sedativas

Existem diversas plantas e ervas que possuem propriedades calmantes. Por isso, o uso  dessas ervas pode levar a uma melhoria na qualidade do sono. A camomila, por exemplo, contêm substâncias tidas como sedativas, que atuam diretamente no sistema nervoso central. Outro alimento que, apesar da má fama, pode melhorar o sono é a banana, que possui grandes quantidades de triptofanos. Vejamos algumas receitas de chás eficazes para controlar a insônia:

Chá de Maracujá e Camomila

Ambos os ingredientes são calmantes naturais, diminuindo a ansiedade e melhorando a qualidade do sono. Para fazer o chá, você vai precisar de:
  • 1 colher (chá) de folhas secas de maracujá
  • 1 colher (chá) de flores e folhas secas de camomila
  • 250 ml de água filtrada
Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e junte as folhas de maracujá e a camomila. Tampe a chaleira de deixe descansar abafado por 5 minutos. Após esse tempo coe e beba morno antes de se deitar todos os dias. O ideal é consumir o chá cerca de 1 hora antes do seu horário normal de dormir e não fazer atividades estimulantes após tomá-lo.

Capim Limão Com Leite

O capim-limão, também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira, é ótimo para ajudar a combater a insônia. O chá feito com a planta é uma boa opção, mas nessa receita você aprenderá a usar o capim junto com o leite. Os ingredientes são:
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de folhas secas de capim-limão
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/4 de xícara (chá) de água
Primeiramente, junte o leite e as folhas de capim limão em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver desligue, abafe e reserve. Enquanto isso, misture a água com o açúcar em uma panela e cozinhe em fogo baixo até obter uma calda. Depois coe o leite, junte a calda quente e misture bem. Se for o caso, leve tudo novamente ao fogo para ficar quentinho. Beba cerca de 30 minutos antes de ir se deitar todos os dias.

Chá de Valeriana

valeriana atua em nossos neurotransmissores, tendo, assim, um efeito calmante e ansiolítico. Por isso, o chá feito com a raiz da planta é muito bom para quem sofre com a insônia. Veja os ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de raiz de valeriana
O modo de preparo, por se utilizar a raiz, é uma decocção. Junte a água e a erva em uma chaleira e leve ao fogo. Depois que levantar fervura, mantenha cozinhando por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, desligue e deixe abafado por mais 5 minutos. Então coe e tome antes de dormir. Se quiser, adoce com um pouquinho de mel.

Chá Gelado de Erva Cidreira

A erva cidreira também pode ser usada nos casos de insônia leve. Além do chá tradicional, você poderá aproveitar os benefícios da planta com esta receita gelada bem saborosa. É necessário:
  • 1 colher (sopa) de erva cidreira picada
  • 1 xícara (chá) de água
  • suco de 1/2 limão espremido
  • mel e gelo a gosto
O preparo é muito simples. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida. O chá gelado pode ser consumido antes de dormir ou em pequenas quantidades durante o dia para reduzir a ansiedade.

Cuidados e Contraindicações

  • A camomila deve ser usada com cautela, pois o consumo em excesso pode causar excitação e insônia, apesar do efeito sedativo;
  • Pessoas com úlceras pépticas deve evitar a ingestão de capim limão;
  • Mulheres grávidas e pessoas com hipotensão não devem ingerir folhas de maracujá.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK