PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Leite Vegetal: Veja quais são os Benefícios e as Receitas fáceis


Os leites vegetais são ótimas opções para quem tem problemas relacionados ao consumo do leite de vaca. Saiba mais sobre essas bebidas e aprenda a preparar 4 receitas caseiras. 
Leite Vegetal: Veja quais são os Benefícios e as Receitas fáceis


O consumo do leite de vaca por nós humanos é bastante questionado no meio científico. Durante muito tempo acreditou-se que o alimento era altamente nutritivo e bastante saudável, porém vários estudos mostram que não é bem assim. Na opinião de diferentes especialistas, o nosso organismo não está preparado para digerir bem o leite e os seus derivados.
Além disso, outro problema levantado são as substâncias encontradas no leite por causa da alimentação dos bovinos. Com uso de produtos químico nas plantações, muitas substâncias tóxicas acabam chegando ao leite da vaca. Além disso, os animais são criados como hormônios e outros medicamentos que também podem interferir em nossa saúde.
Todos esses argumentos são polêmicos, não havendo consenso entre os cientistas a respeito dos benefícios e malefícios do leite para a nossa saúde. No entanto, muitas pessoas têm interesse em reduzir o consumo de laticínios, seja por causa de alguma doença, como a intolerância à lactose, ou mesmo por empatia com os animais criados para esse fim.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com informações e receitas de leites vegetais, que podem ser feitos em casa e oferecem bons  benefícios para a saúde.

O que são leites vegetais?

A palavra leite, nesse caso, é usada apenas figurativamente. Os chamados “leites vegetais” são bebidas feitas a partir de alimentos de origem vegetal, apresentando cor, textura e sabor semelhante ao do leite de vaca. Por isso, eles são usados como substitutos do leite em diferentes receitas.
O leite de soja, que se tornou bastante conhecido, é uma dessas opções. Ele é comumente comercializado nos mercados mas também pode ser feito em casa. Porém, existem diferentes alimentos que podem ser usados no preparo dessas bebidas, agradando diferentes paladares. Como a transição para o leite vegetal pode ser um pouco difícil para algumas pessoas, escolher o vegetal com sabor mais agradável pode ajudar no processo.
Com relação aos benefícios trazidos pelos leites vegetais, devemos destacar que eles sempre contam com os nutrientes do alimento de que foram preparados. Também vale destacar que as bebidas são mais naturais, porque não possuem muitos químicos e conservantes. Para aproveitar ainda mais os benefícios, é possível usar ingredientes orgânicos na produção do leite caseiro.
Leites Vegetais
Os leites vegetais podem ser feitos com diferentes ingredientes

Leite de Linhaça

linhaça, ou semente do linho, é uma alimento tido como funcional por fortalecer a imunidade e prevenir doenças. Ela contém substâncias ativas capazes de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e controlar os índices de triglicérides. A semente também é um anti-inflamatório natural poderoso. Para as mulheres, o benefício extra é a regulação dos hormônios femininos, sobretudo durante a menopausa.
Como fazer o leite: separe 1 copo de linhaça e coloque de molho em água filtrada por cerca de 4 horas. Depois desse tempo escorra e bata as sementes no liquidificador com 4 copos de água. Passe por uma peneia bem fina ou coe em coador de pano, espremendo bem.

Leite de Arroz

arroz também pode ser usado no preparo do leite. Se ele for integral, os benefícios são ainda maiores, porque vários nutrientes estarão preservados no grão. A bebida feita com arroz contém proteínas, vitaminas do complexo e sais minerais fundamentais.
Como faze o leite: para 1 xícara de arroz, use 1 litro de água. Junte os dois ingredientes e leve ao fogo para cozinhar por 15 minutos. Após esse tempo, bata o arroz com a água no liquidificador até triturar bem os grãos. Se quiser, acrescente uma pitada de sal para dar mais sabor. Depois de bater coe em uma peneira fina ou coador de pano.

Leite de Aveia

O leite feito com a aveia é outro excelente substituto para o leite de vaca. A aveia contém boa quantidade de proteínas, além de carboidratos complexos e fibras. Ela também é fonte de ácidos graxos importante, como o ácido linoleico, bem como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. Para completar, a aveia é fonte de selênio, um mineral essencial mas pouco presente em nossa alimentação. Graças a esses componentes, o leite de aveia ajuda no controle do colesterol e da glicose.
Como fazer o leite: use 2 xícaras de aveia em flocos para 4 xícaras de água filtrada (se quiser o leite menos grosso, aumente a quantidade de água). Primeiro deixe a aveia de molho por 1 hora. Após esse tempo, escorra a água do molho e bata com a quantidade de água indicada. Coe como nas demais receitas e conserve em geladeira.

Leite de Castanhas

As castanhas do pará são ótimas fontes de vitaminas, minerais e gorduras boas. Assim como a aveia, elas também contêm selênio, que ajuda aumentar a disposição e limpar as impurezas do interior das células. A oleaginosa ainda contém vitamina E, que tem ação antioxidante, e vitamina B1, que contribui para aumentar a energia.
Como fazer o leite: separe 1 copo de castanhas do pará e coloque de molho em água por pelo menos 8 horas. Depois escorra a água do molho e bata as castanhas com 4 copos de água filtrada. Coe em um coador de pano e guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK