PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 16 de agosto de 2016

SENTA AÍ QUE LÁ VEM RECEITA: Pão de coco sem sova - Longa fermentação



Eu adoro  fazer pães e á muitos anos atrás ,eu fiz um curso de panificação na antiga Padaria 2000.Foi um curso de uma semana ,na qual eu aprendi  tudo o que eu sei sobre pães .
Sempre fiz pães em casa ,desde pequena  a minha paixão era bolos e pães .O cheiro até hoje me fascina .
Aprendi  esta receita no curso que eu fiz ,é uma  receita  que fica fermentando a noite toda .E  no outro dia você  já pode modelar .A vantagem  desta receita  é que ela  não precisa ser sovada .É  uma receita  muito simples e muito gostosa .Eu usei  o coco da Frescoco e leite condensado da Mococa .
Confira a receita completa com pap abaixo .

Pão de Coco  sem sova - Longa Fermentação.

Ingredientes :

2 tabletes de fermento biológico fresco .
4 colheres  de sopa rasa de açúcar .
1 colher de café de sal .
3 colheres de sopa  de manteiga  ou margarina ( use  margarina com 70% de lipídios).
400 ml de  leite integral Mococa  morno ( ao tocar nele ele seja suportável e não queime o dedo ,ou ele pode  estragar o fermento ).
3 colheres de sopa de coco  ralado ( usei Frescoco médio )
800g de  farinha de trigo  peneirada 
1 gema  para pincelar .

Cobertura :

1/2 xícara de  chá de leite condensado Mococa 
100ml de leite de coco 
Coco  ralado  médio Frescoco para  Polvilhar .

Modo de Preparo :

  • Misture  o fermento  com o açúcar  e o sal até obter um líquido.
  • Adicione  o leite ,a manteiga ou  margarina  aos poucos e mexa bem .

  • Em uma  tigela  coloque ,a farinha de trigo peneirada e  o coco ralado e misture  bem.
  • Adicione os  líquidos e mexa  bem  até  dissolver  todos os grumos ( com a própria colher  de pau ).
  • Deixe a massa descansar  por algumas  horas ,o meu levou 8  horas descansado.Coloquei  outra  tigela em cima e envolvi em  plastico  filme  Alps Film .


  • Depois que  passar o período da fermentação ,corte pequenos pedaços e  modele como  desejar ,Eu fiz mini tranças.
  • Unte  uma forma com manteiga e farinha e coloque  os pães  na forma e deixe  crescer por mais 40 minutos  ou até dobrar de volume .Meu ajudante  Davi como sempre me ajudou com os pães .

  • Pincele  uma  gema sem a pele  ,batida com 1 colher de sopa de leite  e leve para assar em forno pré aquecido   á 160 graus ,até que  esteja levemente  dourado ou á seu gosto .
Cobertura :

  • Misture   os dois primeiros ingredientes e com um pincel,pincele  os pães ainda  quentes com esta mistura .
  • Passe no coco  e sirva  á seguir .



Dica da Sadhia .

Se  a gema  estiver   gelada  porque os ovos você coloca na geladeira ,e se  você  usar ela gelada ,ela  pode não ser legal  para o pão .
Eu   deixo o leite morno ,suportável ao  toque e quebro a gema dentro e mexo rapidamente  com um garfo .Ai  eu pincelo  os pães com  esta misturinha .

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK