PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Como Fazer Chá de Boldo


Como Fazer Chá de Boldo

Poucas receitas tão conhecidas e indicadas quanto a do chá de boldo, mas será que você realmente sabe como aproveitar os benefícios medicinais dessa planta? Veja as dicas. 
POR RECEITA NATURAL - O chá de boldo é um dos remédios mais conhecidos na medicina popular. Basta alguém sentir algum tipo de dor de estômago ou abusar um pouco mais no farto almoço de domingo para ouvir a recomendação mais eficiente: o chá de boldo.
É verdade que a planta tem eficácia comprovada nestes casos, mas é preciso tomar muito cuidado ao consumi-la. Apesar de quase todo mundo achar que conhece bem o boldo, existem várias espécies bem parecidas entre si e algumas delas podem fazer bastante mal para o organismo se consumida.
boldo-do-chile é bastante comercializado, mas aqui no Brasil temos uma versão nacional que é tão boa ou mais benéfica que a importada. O nosso boldo brasileiro já foi bastante estudado e hoje se sabe que ele pode melhorar as funções do fígado, além de contribuir para a digestão e proteger o estômago.
O boldo-da-terra, também conhecido como boldo-de-jardim, tem galhos mais longas e folhas com aspecto aveludado. Esse tipo não chega a ser totalmente tóxico, mas pode fazer mal se for ingerido em excesso. Na dúvida, é melhor evitá-lo para não oferecer riscos à saúde.
Já o falso-boldo, chamado em algumas regiões de tapete-de-oxalá, é o mais perigoso de todos. Ele contém algumas substâncias que são altamente tóxicas para o organismo, como a foscolina. O uso do chá feito com essa folha pode causar convulsões, além de irritar as paredes do estômago. Por isso, é melhor não utilizar a planta em nenhuma hipótese.

Chá de Boldo
Folhas do boldo que podem ser usadas no preparo do chá

Receita do Chá de Boldo

Existem várias maneiras e receitas para preparar o chá de boldo. Essa forma de preparo, em particular, foi ensinada pelo especialista Amaury Jr., engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no programa Globo Repórter. Segundo ele, essa é a melhor forma de aproveitar todas as propriedades benéficas do chá. Para fazer em casa você vai precisar de:
  • 20 g da folha (o equivalente a 1 colher de sopa bem cheia)
  • 1 litro de água
Diferente do tradicional, a receita não é feita com água quente, mas sim com água fria. O ideal é colocar as folhas em pilão e macerar na água fria até obter o sumo da folha. Depois basta coar e acrescentar o restante da água. A bebida deve ser tomada em pequenas porções durante o dia para combater problemas digestivos.

Contraindicações

O consumo do chá de boldo fica contraindicado para mulheres grávidas, porque a planta contém substâncias consideradas como abortivas. Além disso, é importante salientar novamente que o exagero no uso do chá de boldo pode causar vômito, diarreia e comprometimentos do sistema nervoso. Por mais que a planta seja benéfica, é fundamental seguir as recomendações para não colocar sua saúde em risco além, é claro, de consultar um médico.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK