PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 22 de outubro de 2016

Benefícios da Batata


Batata

A batata está presente na mesa de quase todos os brasileiros, mas será que ela faz bem à saúde? Conheça as propriedades terapêuticas do tubérculo e como consumi-lo da forma correta. 


POR RECEITA NATURAL

A batata é um ingrediente essencial em diversas receitas, e muito consumida aqui no Brasil, seja cozida, assada, frita, ensopada, etc. É uma das principais fontes de carboidratos e excelente para acrescentar ao prato das crianças, que costumam gostar muito desse tubérculo. Antes de falar sobre as propriedades da batata e os benefícios que ela pode trazer para a nossa saúde, vamos contar a sua história.
Você sabia que a batata inglesa na verdade é andina? Há milhares de anos, os indígenas dos Andes já cultivavam o tubérculo, que se adaptava muito bem ao clima da região. Os incas expandiram o cultivo por todo o seu império e, quando a América foi tomada pelos espanhóis, no início do século XVI, algumas mudas de batata foram levadas para a Europa.
Durante a Revolução Industrial, cerca de dois séculos depois, o tubérculo já era bastante consumido, sobretudo pelos trabalhadores ingleses e, por isso, o chamamos de batata inglesa. Hoje em dia, a batata compõe o grupo dos quatro alimentos mais cultivados em todo o mundo, ficando atrás somente do arroz, do trigo e do milho.

Nutrientes

Batata
Conheça os benefícios da batata
É muito comum ouvirmos falar que a batata é rica em carboidratos e, por isso, deve ser evitada por quem está de dieta. Mas não é só energia que esse alimento tem a nos oferecer; ela também contém vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, como os carotenoides e os fenóis. Para se ter uma ideia, uma batata média com a casca tem cerca de 45% da vitamina C, 18% do potássio e 10% da vitamina B6 que necessitamos por dia. Em sua composição ainda encontramos fósforo, ferro, magnésio e zinco.
É um alimento alcalino, ou seja, de baixa acidez, por isso ajuda a controlar a acidez do sangue.

Propriedades

Devido a essas substâncias, o tubérculo, tão presente na mesa dos brasileiros, é capaz de fortalecer o sistema imunológico, além de prevenir a pressão alta e atuar como um relaxante muscular. Em nossa alimentação, ela é bem mais completa que outras formas de carboidrato, como o arroz branco, os pães e as massas, e não deve excluída do cardápio de quem quer perder peso. Basta consumir com moderação. O correto é consumir a batata antes das atividades físicas, pois os carboidratos dão energia.
Dica: prefira sempre a batata cozida e, sempre que possível, consuma também a casca do legume. A batata frita, além de perder parte de seus nutrientes, também é fone de gorduras ruins e se torna bem mais calórica.
Veja uma receita simples que usa a batata como ingrediente, que é uma excelente opção para incluir este tubérculo em sua dieta:

Receita de Salada de Batata com Vegetais

Ingredientes

Salada de batata com vegetais
Salada de batata com vegetais
  • 2 batatas rosa grandes
  • 2 cenouras médias
  • 1 chuchu
  • 1 batata-doce média
  • 3 ovos cozidos e picados
  • 1 1/2 xícara de maionese
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • Salsa picada a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas, a cenoura, o chuchu, a batata-doce e os ovos. Cozinhe separadamente, pois cada um tem um tempo de cozimento diferente. Não deixe que fiquem muito cozidos, deixe no ponto al dente, exceto os ovos, que devem ser bem cozidos. Espere esfriar e corte os vegetais e os ovos em cubos de tamanhos iguais. Misture tudo em uma tigela e reserve.
Em uma outra vasilha, misture a maionese com o suco de limão e coloque o sal e a pimenta a gosto. Junte depois a salsinha picada. Tempere os vegetais com esse molho e sirva. Se fizer com antecedência deixe na geladeira para refrescar um pouco.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK