PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Tech // Google Allo vs WhatsApp: conheça as vantagens de cada mensageiro

POR CEARÁ AGORA
Google Allo é o novo aplicativo de mensagens do Google que chegou para disputar a preferência do usuário com diversos outros mensageiros, entre os quais se destaca oWhatsApp. Disponível para celulares com Android e iPhones (iOS), o Allo traz parte das funcionalidades do rival, mas também algumas funções exclusivas, como o chat privado, adesivos e inteligência artificial com o Google Assistant.
Se você está na dúvida entre trocar ou não de mensageiro, conheça os pontos positivos que cada serviço oferece aos seus usuários.
[marca] Google Allo e WhatsApp (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Google Allo vs WhatsApp; veja as vantagens cada mensageiro (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone
VANTAGENS DO GOOGLE ALLO
1) Bate-papo anônimo
Quer contar um segredo para um amigo? O Allo possui a função de bate-papo anônimo que permite a troca de mensagens com autodestruir, com tempo que pode variar entre cinco segundos e uma semana. Os chats privados são ainda protegidos por criptografia e abertos em uma janela separada, evitando que o usuário se confunda com a conversa normal.
Google Allo tem chat privado com mensagens autodestrutivas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Allo tem chat privado com mensagens autodestrutivas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Enquanto isso, o WhatsApp não possui nenhuma função parecida, sendo possível trocar mensagens com seus contatos apenas da forma usual. Além disso, mesmo que o usuário apague o conteúdo no seu celular, não há garantias que o receptor fará o mesmo.

2) Você pode mandar mensagens para quem não tem o aplicativo
Enquanto o WhatsApp só permite que o usuário se comunique com outra pessoa cadastrada no serviço, o Google Allo não tem essa restrição. Nesse caso, o app converterá a sua mensagem para umSMS que será enviado gratuitamente para o destinatário. Nele, haverá ainda um link para que a pessoa possa baixar o aplicativo e se cadastrar no serviço.
3) Mensagens mais expressivas
Google Allo permite envio de texto de diferente tamanhos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Allo permite envio de texto de diferente tamanhos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Se você gosta de se comunicar com mais expressividade, o Google Allo traz um recurso que altera o tamanho do texto. Basta escrever normalmente e pressionar e arrastar o botão de enviar para cima, se quiser aumentar, ou para baixo, se quiser diminuir. Enquanto isso, o WhatsApp permite apenas a troca de fonte e a formatação em itálico, negrito ou sublinhado, o que certamente não chama tanto a atenção do destinatário.
4) Stickers
Os adesivos, ou stickers, estão presentes nos principais aplicativos de mensagens, como oFacebook Messenger, iMessage (ou Mensagens, no iOS em português) eSnapchat, mas não no WhatsApp. Em seu lançamento, o Google Allo trouxe 29 pacotes de figurinhas disponíveis para o usuário enviar para amigos e se divertir nos chats.
5) Google Assistant (apenas em inglês)
O Allo chegou com suporte ao Google Assistant, um assistente pessoal como a Siri e aCortana . Trata-se de uma espécie de evolução do Google Now, apresentando não só os cards em buscas como também respostas mais objetivas ao usuário. Disponível apenas em inglês, por enquanto, o recurso pode ser acessado em uma janela de chat como outra qualquer, sendo possível enviar mensagens texto ou clipes de voz.
Google Assistant pode ser usado dentro do Allo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Assistant pode ser usado dentro do Allo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Uma boa forma de começar é com o termo “Help”, que mostra uma lista de comandos que podem ser solicitados ao Google Assistant. Dentre eles destacam-se a possibilidade de ativar alarmes, ler notícias, buscar restaurantes, jogar adivinhação de emojis, relembrar os Doodle do Google ou games de perguntas e respostas sobre temas variados.
6) Pesquisas dentro de conversas via Google Assistente
Se você fala inglês, o Allo integra todo o poder de buscas do Google dentro do aplicativo de chat. Por meio do Google Assistente, o usuário pode fazer uma pesquisa durante um bate-papo com o comando “@Google” seguido da dúvida ou informação desejada. É possível, por exemplo, saber da previsão do tempo (Weather) e fazer buscas de imagens (Pictures of…), entre outras coisas.
Allo também permite pesquisa dentro de conversas a partir do Google Assistant (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Allo também permite pesquisa dentro de conversas a partir do Google Assistant (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
As buscas feitas dentro dos chats do Allo aparecerão para ambos os usuários, que poderão solicitar novas informações para o Google. Assim, torna-se muito mais fácil planejar programas de acordo com a previsão do tempo ou trocar imagens da Internet.
VANTAGENS DO WHATSAPP
1) Mais usuários e suporte a diversas plataformas
Enquanto o Allo está apenas nos seus primeiros dias, o WhatsApp já conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo. No Brasil, ele é o aplicativo mais usado, segundo uma pesquisa. Assim, é bastante provável que a maior parte dos seus contatos esteja no aplicativo comprado pelo Facebook, sem necessidade de enviar convite ou SMS.
Outro ponto é que, enquanto o Google Allo suporta apenas o Android e iOS, o WhatsApp está disponível também para o Windows Phone (Windows 10 Mobile) e tem aplicativos para computadores com Windows e macOS. Há ainda o suporte a plataformas menores como oBlackBerrySymbian e S40, mas que será desativado até o fim do ano.
2) Ligações por voz
Se você gosta de fazer ligações de graça pela internet, é melhor continuar com o WhatsApp. O mensageiro oferece ligações para contatos individuais e permite até a gravação de recado caso a pessoa não possa atender. No entanto, o app ainda fica devendo em ligações em grupo ou chamadas por vídeo.
WhatsApp possui suporte a ligações gratuitas pela Internet (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp possui suporte a ligações gratuitas pela Internet (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
O Google Allo é focado exclusivamente em mensagens de texto, sem permitir ligações para os seus contatos. No entanto, o gigante de buscas possui um outro software indicado para quem deseja fazer videoconferências com os amigos: o Google Duo. Se ainda assim você quiser uma alternativa ao WhatsApp, confira uma lista com alternativas como o Messenger, Skype e Hangouts.
3) Pode ser usado no PC
O WhatsApp permite o espelhamento dos seus chats em outros aparelhos a partir doWhatsApp Web. Assim, o usuário pode se conectar ao serviço de mensagens quando estiver usando um tablet ou computador e continuar conversando fora do telefone, embora este tenha que estar conectado à internet. Já o Google Allo só pode ser usado no smartphone do usuário – ele não roda na nuvem ou em aplicativos de PC.
4) Emojis mais recentes
Se você adora conversar com rostinhos, o WhatsApp já traz os emojis renovados do iOS 10, o que incluem figurinhas focadas na igualdade de gênero e a bandeira arco-íris do movimento LGBT. Além disso, é provável que o aplicativo de mensagens receba o padrão Unicode 9, assim que a Apple liberá-lo para os iPhones e iPads. A nova coleção deve incluir figurar como selfie, palhaço e o Pinóquio (sim, o boneco).
WhatsApp traz novos emojis do iOS 10 enquanto Allo chega com opções antigas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp traz novos emojis do iOS 10 enquanto Allo chega com opções antigas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Já o Google Allo conta com um conjunto de emojis já defasado, com o antigo visual de “bolha” que foi substituído por figuras mais humanas no recém-lançado Android 7.0 Nougat. A falta de variedade de rostinhos no aplicativo é tão grande que nem mesmo os caracteres lançados na versão 6.0 (Marshmallow), como o emoji de cabeça para baixo, estão presentes.
5) Compartilhamento de áudio, contatos e documentos
Um dos grandes atrativos do WhatsApp é o fácil compartilhamento de fotos, vídeos, áudio, localização e contatos com os seus amigos. Recentemente, o app trouxe ainda a possibilidade de trocar documentos de textoOffice e PDF, o que ajuda bastante em trabalhos em grupo ou no atendimento de clientes, seja na versão para celulares como no WhatsApp Web. Enquanto isso, o Google Allo se limita à troca de fotos, vídeos, adesivos e localizações.
6) Sincronização e backup na nuvem
O WhatsApp pode salvar o histórico de chats em serviços de nuvem como o Google Drive e o iCloud, o que permite recuperar as conversas em caso de troca de aparelho ou formatação. No Allo, por outro lado, o conteúdo é armazenado apenas no telefone. Não é possível recuperá-lo em caso de perda, roubo ou qualquer outro problema.
7) Personalização de papel de parede
WhatsApp pode ter janelas personalizadas com papel de parede (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp pode ter janelas personalizadas com papel de parede (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
O WhatsApp permite que usuários apliquem papel de parede às janelas de conversa para deixar o aplicativo do seu jeito. É possível selecionar cores sólidas mais discretas, fotos da galeria do telefone ou até mesmo baixar um conjunto de wallpapers criado pelo próprio app. Já o Google Allo limita-se ao fundo branco com círculos.
8) Criptografia total
No início de abril, o WhatsApp começou a alertar seus usuários sobre a proteção por criptografia de ponta-a-ponta em mensagens de textos e ligações por voz. A tecnologia visa aumentar a segurança do usuário, garantindo que apenas os participantes da conversa possam ter acesso ao conteúdo trocado e impedindo o roubo de dados através de interceptações.
Ao contrário do prometido incialmente, o Google Allo não adota a criptografia de ponta-a-ponta em suas conversas, o que pode representar um risco de privacidade para o usuário. Caso queira conversar com a proteção, a única saída é abrir um chat privado dentro do aplicativo do Google.

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/10/google-allo-vs-whatsapp-conheca-vantagens-de-cada-mensageiro.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK