PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Xarope de Cenoura para Tosse

Aprenda a preparar o xarope de cenoura, que pode ser utilizado no tratamento da tosse e outros problemas respiratórios. 
Como preparar o xarope de cenoura
A cenoura possui diversas propriedades medicinais. Essa hortaliça é rica em vitamina A, que atua como antioxidante, além de melhorar o aspecto da pele, cabelos e mucosas. Ela também possui quantidades significativas de sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, bem como vitaminas do complexo B. Devido a essas substâncias, a cenoura é tida como antisséptica, antibacteriana, cicatrizante, diurética e aperiente.
Por isso, a cenoura é muito utilizada no tratamento de problemas pulmonares e respiratórios, principalmente na eliminação de secreções. Como a hortaliça também possui função expectorante, ela é eficiente no tratamento da tosse. Para aproveitar as propriedades da cenoura, podemos fazer um xarope de cenoura, pode ser utilizado por crianças e adultos, em casos de tosse com catarro. Veja como preparar o remédio caseiro.

Você vai precisar de:

  • 4 cenouras grandes
  • 1 xícara (chá) de mel

Modo de preparo:

Descasque as cenouras e corte em pedaços médios para colocar no liquidificador. Bata as cenouras no liquidificador com um pouco de água até virar uma pasta. Depois utilize um pano limpo para coar o sumo da cenoura. Aperte bem o pano para conseguir a maior quantidade de sumo. Em seguida, misture esse sumo com o mel e leve ao fogo. Deixe ferver até que a mistura fique grossa, semelhante a um xarope.

Posologia

As crianças devem tomar 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia. Para os adultos, recomenda-se 2 colheres (sopa) também 3 vezes ao dia. O xarope pode ser usado enquanto persistir a tosse, e sempre que for preciso, pode-se fazer a receita novamente e utilizar o remédio caseiro.

Contraindicação

Cenoura
Como preparar o xarope de cenoura
Esse xarope não deve ser usado em crianças menores de 1 ano de idade, por conter mel em sua receita. O mel, normalmente contém uma bactéria chamada Clostridium botulinium, que causa uma intoxicação chamada de botulismo. Essa bactéria é eliminada pelo intestino dos adultos e crianças maiores de 1 ano. Porém, nos bebês, o sistema gastrintestinal ainda não está totalmente desenvolvido, ficando exposto à contaminação. O botulismo pode causar tremores, dificuldade de deglutição, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas.

Benefícios dos medicamentos naturais

Aqui no Receita Natural, estamos sempre ensinando algumas formas de tratar doenças de maneira natural. Sempre que possível, é melhor utilizar remédios caseiros, desde que tenha orientação médica e todos os cuidados necessários. Os medicamentos naturais nem sempre estão livres de causar sintomas indesejados, mas com certeza, é bem mais raro acontecer isso com remédios caseiros, do que com remédios químicos, que contêm mais ativos que podem causar contraindicações.
Além disso, na maioria das vezes, os ingredientes usados nas receitas de remédios caseiros são frutas, legumes, hortaliças ou ervas, que dificilmente farão algum mal à saúde. É o caso da receita que acabamos de apresentar, com dois ingredientes super naturais e que fazem muito bem à saúde. É importante lembrar que se os sintomas não desaparecem após o uso do xarope, é aconselhável que se procure um médico para fazer uma avaliação do caso. Casos avançados de problemas respiratórios podem não se resolver com o xarope de cenoura.

2 comentários:

Léa Santos disse...

Que legal vou tentar fazer!

Maria José disse...

Olá Joseni!Passando para uma visitinha e também te agradecer a visita lá no blog da baxinha! Gostei da postagem,não conhecia este xarope de cenoura parece muito eficaz!Abraço!

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK