PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Chá de Erva Cidreira – Calmante



A receita de hoje é de um chá calmante, muito indicado para pessoas ansiosas e estressadas. É um medicamento natural para relaxar o corpo e a mente, feito com uma plantinha bem conhecida por todos nós. Primeiramente, não devemos confundir a erva cidreira (melissa ou citronela) como o capim limão (falsa erva cidreira ou capim cidreira). 

Embora os efeitos das plantas sejam semelhantes, pois o capim limão também é uma erva relaxante, o chá calmante que ensinaremos hoje é feito com as folhas da erva cidreira (veja suas folhas na foto abaixo).

Receita do Chá Calmante

Ingredientes

Erva Cidreira
Folhas de Erva Cidreira
Você vai precisar dos seguintes itens:
  • Uma colher de sobremesa de folhas e ramos de erva cidreira picados;
  • Uma xícara de chá de água.

Modo de Preparar o Chá

Primeiro lave bem as folhas de erva cidreira. Observe se não há presença de insetos, pois esses bichinhos adoram ficar nas folhas de plantas medicinais. Depois ferva a água, desligue o fogo e coloque as folhas e ramos de erva cidreira. Tampe e deixe abafado por 10 minutos.

Posologia (Como Usar o Chá)

Tomar uma xícara do chá três vezes ao dia, especialmente antes de dormir. É excelente também para quem tem insônia leve. Os casos mais graves de insônia precisam de acompanhamento e tratamento médico.

Outras Dicas

O chá de erva cidreira também é um bom analgésico e a sua ingestão pode auxiliar a curar dores de cabeça e também as dores causadas pelo reumatismo. O tratamento pode ser feito tomando o chá ou colocando uma compressa feita com um pano embebido no chá no local dolorido.

Problemas digestivos também podem ser tratados com o chá de erva cidreira, que tem propriedades antiespasmódicas. Além disso, alguns problemas estomacais podem ser causados nervosismo e estresse. O chá calmante ajuda a aliviar a tensão do dia-a-dia, evitando esses problemas no estômago, como azia, queimação e má digestão.

Se você sofre também com o excesso de gases no intestino, pode recorrer às propriedades dessa erva. Devido o relaxamento dos tecidos, a formação de gases diminui com a ingestão do chá. Esse relaxamento dos tecidos ajuda a aliviar também o desconforto causado por cólicas menstruais.
E além de todos esses benefícios para a saúde, a erva cidreira também é capaz de prevenir o câncer, por conter muitos antioxidantes, que combatem os radicais livres, causadores de tumores que geram o câncer. Esses radicais livres são os causadores do envelhecimento celular e de doenças cerebrais degenerativas. Por isso, a ingestão diária do chá calmante ainda evita o envelhecimento precoce e protege cérebro e coração.

A erva cidreira também reforça o sistema imunológico, deixando o organismo mais forte e evitando muitas doenças. Automaticamente, quando se aumenta as defesas do corpo, melhoram também a digestão, respiração, excreção e do sistema nervoso. Isso ajuda a melhorar a absorção de nutrientes e reforça o mecanismo de defesa imune do corpo.
Por todos esses motivos, é indicado que se tome pelo menos uma xícara do chá de erva cidreira diariamente.

Fonte: Receita Natural -

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK