PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Mandioca – Propriedades Medicinais

A mandioca, alimento tão comum em todo o Brasil, tem muitas propriedades medicinais, que poucos conhecem. Veja como ela pode ajudar a tratar algumas doenças. 

Propriedades da Mandioca
Manihot esculenta, conhecida popularmente pelo nome de mandioca, é uma planta bastante conhecida dos brasileiros, principalmente por seu uso na culinária. A partir da raiz são produzidas as farinhas, a tapioca, o polvilho, além da mandioca frita, cozida ou ensopada. Do sul ao norte do país, todos conhecem e apreciam os pratos feitos com a mandioca. Mas é no norte e nordeste que ela é mais utilizada. Muitos conhecem a planta pelo nome de macaxeira ou aipim, além de outros nomes populares que veremos abaixo. Mas você conhece as propriedades medicinais dessa planta? Falaremos agora sobre todos os benefícios que o consumo de mandioca pode trazer para a nossa saúde.

Variedades

Existem dois tipos comuns de mandioca: a doce e a brava. Na mandioca brava é maior a concentração do ácido cianídrico, uma substância tóxica para nosso organismo. Para reduzir o efeito da toxina, a mandioca deve ser cozida ou exposta ao sol. Por isso, da mandioca doce são feitos a maior parte dos pratos, enquanto a mandioca brava é usada principalmente para a produção de farinha, tapioca e polvilho.

Nomes Populares

Como a mandioca é consumida no Brasil inteiro, ela tem alguns nomes populares, dependendo da região do país. Veja alguns deles:
  • Aipim;
  • Macaxeira;
  • Maniva;
  • Pão-de-pobre.

Propriedades Medicinais da Mandioca

Como as dietas estão em alta e todos falam em emagrecimento, é comum vermos a mandioca como a vilã das refeições por ser fonte de carboidratos, mas pouco se fala sobre os benefícios da mandioca para a saúde. A raiz, parte mais consumida da planta, é um alimento de alto valor energético e bastante nutritivo: 100g de mandioca possui cerca de 150 calorias. A raiz também é rica em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C e do complexo B, óleos essenciais e proteínas.
Devido à sua composição, a mandioca pode ser muito benéfica para a nossa saúde e colaborar efetivamente no combate à diversas doenças. Por suas funções cicatrizantes, diuréticas, antissépticas e emolientes, a mandioca é usada no tratamento de:

  • feridas;
  • conjuntivite;
  • diarreia;
  • disenteria;
  • inflamações em geral;
  • cansaço;
  • insônia;
  • além de abrir o apetite.
    Propriedades da Mandioca
    Propriedades da Mandioca

Como Usar a Planta

Não é somente a raiz que contém propriedades medicinais. Esta parte é mais usada na culinária. Mas para tratar doenças, podemos usar também as folhas. Estas, moídas e tostadas, servem como complemento alimentar, por fornecer cálcio, ferro e vitamina A. É ideal para complementar a alimentação de crianças com deficiência de nutrientes.
A farinha da mandioca pode ser usada para amenizar a diarreia.
Já o chá, pode ser feito da raiz e funciona como calmante e favorece o sono. O suco da mandioca brava ajuda a abrir o apetite.
Para cicatrizar feridas, se utiliza cataplasmas da raiz fresca.

Cuidados

A mandioca brava, conhecida em alguns lugares do Brasil apenas como mandioca, possui alta concentração de algumas substâncias tóxicas. A linamarina, por exemplo, pode levar à morte. Por isso, é necessário dar um tratamento especial a esse tipo de mandioca para que ela possa ser consumida. Recomenda-se que a mandioca brava passe por choque térmico ou mecânico para a retirada do veneno.
FONTE: Receita Natural

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK