PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O Que Fazer Para Baixar a Pressão Alta?

A hipertensão é um problema de saúde que pode levar a doenças mais graves como derrames e paradas cardíacas. Saiba mais sobre a pressão e veja dicas para controlá-la.
A hipertensão ou pressão alta é um problema relacionado com força que o sangue exerce sobre as artérias ao circular pelo corpo. No processo circulatório, o sangue é bombeado pelo coração para irrigar todas as partes do organismo. Devido a vários fatores, a pressão que ele faz contra os vasos sanguíneos pode se tornar maior, o que compromete diversas funções do organismo.
O problema pode aparecer em pessoas de todas as idades, independente do sexo. Os pacientes que sofrem com a hipertensão estão mais propensos a apresentarem problemas vasculares, como derrames e paradas cardíacas. Por isso, o ideal é que a pressão alta possa ser tratada para evitar que o surgimento de problemas relacionados a ela.

Como diminuir a pressão arterial?

Quando a hipertensão é diagnosticada, o médico fará a indicação do medicamento mais adequado para controlar o problema. No entanto, o uso de remédio não é suficiente para controlar a pressão alta. O paciente também deverá promover mudanças nos hábitos cotidianos para manter a pressão controlada. Veja as dicas!

Reduza o Uso de Sal

Nós brasileiros temos o terrível hábito de abusar do sal. Isso faz com que o consumo de sódio se eleve, causando um aumento da pressão arterial.
Pessoas saudáveis devem consumir no máximo 2300 mg por dia de sal. Já para quem tem mais de 50 anos ou apresenta algum problema de saúde, essa indicação cai para 1500 mg diários. A dica para reduzir o consumo de sal é sempre cozinhar os alimentos em casa. Utilize outros temperos como alho, cúrcuma ou pimenta caiena, que ajudam a controlar a pressão, para substituir o uso do sal.
Pressão alta
Fuja da pressão alta com essas dicas!

Tenha uma Alimentação Saudável

A dieta dos hipertensos deve ser balanceada para ajuda no controle da pressão.
O consumo de grãos integrais, vegetais, frutas e poucas gorduras é fundamental para diminuir a pressão alta. No entanto, não espere que essas mudanças na alimentação diminuam a pressão instantaneamente. O processo de redução é lento e precisa ser acompanhado de outras medidas para surtir efeito.

Beba Leite Desnatado

O leite pode ajudar na redução da pressão, mas precisa ter baixas quantidades de gordura.
Por conter sódio, potássio e vitamina D, a bebida contribui para a boa circulação do sangue. No entanto, o ácido palmítico encontrado no leite integral comprime as veias e artérias, aumentando a pressão. O ideal, portanto, é apostar no leite e seus derivados desnatados e sem exageros.

Tome Chá de Hibisco

O chá de hibisco é mais conhecido por ajudar no emagrecimento, mas também é indicado para diminuir a pressão arterial.
O principal benefício está nos antioxidantes que fortalecem as artérias e melhoram o fluxo sanguíneo. O chá também tem efeito diurético, o que pode ajudar no controle da pressão. A dica é beber o chá três vezes ao dia. Ele pode ser tomado morno ou frio.

Aposte no Suco de Mirtilo

O mirtilo ou blueberry não é muito comum aqui no Brasil, mas pode ser encontrado em algumas épocas do ano nos supermercados.
As frutinhas congeladas também são comercializadas, principalmente em grandes estabelecimentos. Ao encontrar o mirtilo, vale a pena consumi-lo porque ele contém  proantocianidina, uma substância que ajuda a relaxar as veias.
Blueberry
Mirtilo: essa frutinha pode ajudar os hipertensos

Coma Mais Frutas

Vários estudos mostram como algumas frutas ajudam a combater a hipertensão.
A pesquisa feita há alguns anos pela Associação Americana do Coração revelou que comer 3 kiwis por dia durante 8 semanas reduz a pressão impressionantemente, graças uma substância chamada luteína. Outra fruta parceira dos hipertensos é a melancia, que contém uma aminoácido chamado citrulino/arginina, capaz de baixar a pressão.

Beba Água de Coco

A água de coco é muito indicada para baixar a pressão porque contém sais minerais e eletrólitos que regulam o fluxo sanguíneo. Um estudo observou os efeitos da água de coco em paciente hipertensos e observou que o consumo da bebida diminui a pressão sistólica de 71% dos participantes e a pressão diastólica de 29% dos participantes.

Consumo Alimentos à Base de Soja

A soja é rica em isoflavonas, que estão ligadas à diminuição da pressão. Segundo um estudo de 2012, uma dieta rica em isoflavonas pode reduzir a pressão até 5,5 pontos mais que um cardápio pobre na substância. Além do tofu, do leite de soja e outras alimentos feitos com o grãos, as isoflavonas também são encontradas no chá verde e nos amendoins.

Faça Exercícios Físicos

Os exercícios físicos são fundamentais para os hipertensos, mas é importante que a atividade seja acompanhada por um especialistas e com a aprovação do médico. Dependendo da intensidade, o exercício pode causar uma elevação rápida da pressão. A dica é optar pelas atividades mais leves e regulares, sempre com a devida instrução.

Evite o Estresse

O estresse está diretamente ligado ao aumento da pressão. Por isso, uma forma de evitar e controlar a pressão é fugir das atividades estressantes.
Pequenas mudanças no dia a dia, como burlar o horário de mais trânsito ou não frequentar lugares muito agitados, costumam ajudar bastante. Procure também fazer coisas relaxantes diariamente, como ler, ouvir música ou cuidar de plantas.


FONTE: Receita Natural

LEIA TAMBÉM

Remédio Natural para Pressão Alta

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK