PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Alimentos que ajudam a Baixar a Pressão Arterial

Cerca de 30% dos adultos brasileiros sofrem com a hipertensão. Mesmo que a doença não tenha cura, algumas medidas podem ajudar a controlá-la. Veja as dicas. 
Você sabia que grande parte das doenças cardiovasculares estão associadas a pressão alta? De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 30% da população adulta do país sofre hoje com a pressão alta e essa porcentagem chega a 50% quando analisamos a população idosa. Por isso, é tão importante adotar medidas que ajudem a diminuir a pressão. Alguns alimentos bem comuns podem ser a chave para o controle da hipertensão e outras doenças relacionados. Veja a lista.

 Aveia

Cada vez mais a aveia vem sendo apontada como um alimento benéfico para a saúde. Ela é fonte de vitaminas, sais minerais e fibras, que ajudam a regular todo o funcionamento do organismo. Como o excesso de peso pode estar ligado à hipertensão, o consumo da aveia é ótimo para quem está com a pressão alta, pois favorece o emagrecimento.
Além disso, as fibras contidas na aveia ajudam controlar os níveis de glicose no sangue, o que também ajuda na redução da pressão arterial. Por conter magnésio e cálcio, o cereal ainda relaxa a musculatura e reduz o inchaço do corpo. Todos esses efeitos são excelentes para quem está tentando controlar a hipertensão.
Aveia
Comer aveia pode diminuir a pressão arterial


Nozes e Amêndoas

As oleaginosas, principalmente as nozes e amêndoas, são ótimas fontes de magnésio. O mineral atua no organismo como vasodilatador, ou seja, faz com que os vasos se expandam, facilitando a passagem do sangue. Outro componente interessante é a vitamina E, que tem altíssimo poder antioxidante, melhorando a circulação e prevenindo o envelhecimento celular precoce.
Essas oleaginosas ajudam não só a regular a hipertensão, mas também a evitar doenças cardiovasculares que podem surgir por causa da elevação da pressão arterial.

Peixes, Linhaça e Azeite

O que esses alimentos têm em comum? Todos são fonte de ômega. Segundo alguns estudos, o consumo de alimentos que contenham o ácido graxo deve ser feito em quantidades maiores por quem sofre com a hipertensão. De acordo com os pesquisadores, o ômega 3 está ligado a dois efeitos importantes para o controle da pressão arterial: ele diminui a vasoconstrição e aumenta a vasodilatação.
Na prática, isso significa que a ingestão peixe de água gelada, como a sardinha, o salmão e o atum, além de azeite, linhaça e alimentos enriquecidos com ômega 3 melhoram a circulação e diminuem a pressão.

Ervas

As ervas têm um papel importantíssimo no controle da hipertensão: elas substituem o sal. Quando usamos salsinha, cebolinha, orégano, sálvia, manjericão, tomilho e outras ervas no preparo dos alimentos, eles ficam mais saborosos sem a necessidades de acrescentarmos grandes quantidades de sal. Isso faz muita diferença porque o sódio contido no sal é um dos principais vilões da hipertensão. As ervas naturais também possuem minerais e vitaminas que melhoram a saúde de modo.
Uma dica é usar o sal de ervas, que já ensinamos aqui no Receita Natural.

Alho

O alho, assim como as ervas, é um excelente ingrediente para quem precisa reduzir a quantidade de sal na alimentação. Além de dar mais sabor aos alimentos, ele também é fonte de vitamina C e antioxidantes capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Os minerais contidos no alho, como o magnésio, funcionam como vasodilatadores, ajudando no controle da pressão alta.
Ele pode ser consumido todos os dias como tempero.

Alimentos Ricos em Potássio

O sódio é o grande inimigo da pressão, mas, em contrapartida, temos o potássio como parceiro dos hipertensos. Ele é benéfico porque ajuda o organismo a eliminar parte do sódio, reduzindo assim a retenção de líquidos que eleva a pressão.
As frutas e os vegetais são as principais fontes de potássio, tais como: inhame, feijão preto, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, laranja e banana. Sem exageros, todos esses alimentos podem ser consumidos por pessoas que tenham a pressão mais alta, auxiliando no controle do problema. Mas não adiante pensar que basta comê-los para poder ingerir sal à vontade.
Leite
O leite e seus derivados é outro aliado dos hipertensos

Leite e Seus Derivados

O leite, o iogurte, o queijo e outros laticínio são as principais fontes de cálcio em nossa alimentação. Todo mundo sabe que o mineral é bom para os ossos, mas a informação menos conhecida diz respeito à circulação. O cálcio age em nosso organismo como um hipotensor, o que significa que estimula a eliminação do sódio e diminui a pressão sanguínea. Por isso, o leite e seus derivados, por conterem excelentes quantidades de cálcio, são bastante recomendados aos hipertensos.
Para que eles não levem ao ganho de peso, o ideal é apostar nas versões desnatadas ou semidesnatadas, com menores quantidade de gorduras.

Cereais Integrais

Você já deve ter notado que o magnésio é bem importante para quem está com a pressão alta. Os cereais integrais são outra forma de se ingerir o mineral em quantidades suficientes todos os dias. Na alimentação do hipertenso não pode faltar aveia, gérmen de trigo, linhaça, quinoa, cevada e outros cereais desse tipo.
Por conterem magnésio, como já explicamos, eles estimulam a dilatação dos vasos. Eles também contribuem para reduzir o inchaço e favorecem a perda de peso.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK