PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 3 de dezembro de 2016

Como Emagrecer com Gengibre

Por Receita Natural - 
O hábito de comer gengibre não é tão comum entre os brasileiros. No Oriente, no entanto, a raiz é amplamente utilizada no preparo de diversos alimentos como condimento. Estudos recentes mostram como o consumo desse alimento pode ser benéfico para a saúde. Por isso, a tendência é que passemos a ingerir o gengibre cada vez mais. Estima-se que existam hoje mais de 200 pesquisas específicas sobre os benefícios funcionais do gengibre. Eles revelam que os usos medicinais conhecidos tradicionalmente entre os orientais possuem embasamento científico.
O principal segredo medicinal do gengibre parece estar no gingerol, um dos componentes da raiz. Ele é responsável pelo sabor característico do alimento, que é um pouco picante. Além do gosto, ele também é um importante antioxidante natural, capaz de combater os radicais livres causadores do envelhecimento celular. O gingerol também tem ação anti-inflamatória e, por isso, pode impedir o aparecimento de algumas doenças.
Outras substâncias encontradas no gengibre também são consideradas como terapêuticas. É o caso do cafeno, do felandreno, do zingibereno e da zengerona. A raiz ainda contém vários sais minerais e vitaminas que atuam de forma benéfica no nosso organismo, como a vitamina C e B6, bem como o selênio, o zinco, o fósforo, o magnésio, o cobre e o potássio. Essa combinação poderosa faz com que o gengibre tenha várias propriedades. Ele estimula o bom funcionamento de diversos órgãos, fortalece nosso sistema imunológico e ainda dá uma mãozinha no emagrecimento.

Gengibre
Gengibre

Por Que Comer Gengibre?

Antes de falarmos mais sobre o potencial emagrecedor do gengibre, é preciso lembrar alguns de seus benefícios para a saúde. Crianças e adultos que costumam sofrer com os enjoos, principalmente durante viagens, podem usar o gengibre para driblar o problema. Estudos revelam que as substâncias contidas na raiz tem efeito semelhante ao de medicamentos como o “dramine”, bastante utilizado para reduzir a náusea. O chá feito com o gengibre também pode atenuar os sintomas da enxaqueca.
Pessoas que sofrem com as chamadas doenças reumáticas também precisam usar o gengibre um pouco mais. Isso porque existem diversas pesquisas que tratam dos benefícios do alimento para aliviar problemas como a artrite e as dores musculares. Um estudo feito com voluntários idosos usou o extrato do gengibre para tratar os pacientes. Após algum tempo, os pesquisadores notaram que boa parte dos voluntários sentia menos dores nas articulações, além da redução do inchaço nessas regiões. O efeito é explicado pela ação anti-inflamatória do gengibre. Ele também estimula a circulação sanguínea nos locais afetados, melhorando a dor.

Gengibre Para Emagrecer

Agora vamos entrar na questão do emagrecimento propriamente dita. Também existem vários estudos comprovatórios desse efeito, revelando que o consumo do gengibre pode potencializar as dietas para perda de peso. O gingerol faz com que a raiz seja um alimento termogênico, o que significa que ele pode acelerar o metabolismo. Dessa forma, nosso organismo passa a gastar mais calorias para a realização de atividades do dia a dia.
Nosso organismo utiliza uma fórmula quase matemática para a produção de energia. As calorias que ingerimos por meio da alimentação são metabolizadas e transformadas em fonte energética. Assim, as calorias servem de combustível para que possamos fazer tudo: pensar, andar, respirar e até dormir.
Quando a ingestão de calorias é maior que a necessidade de energia, o organismo faz uma reserva. O acúmulo de gordura é uma fora de armazenar calorias para o caso de, em algum momento, faltar “combustível” para o funcionamento normal do corpo. Assim, quem come mais do que gasta acaba engordando por causa desse “armazém” de gordura.
Por outro lado, quem gasta mais calorias do que ingere passa a queimar gorduras para que o metabolismo gere energia. É o que costuma acontecer, por exemplo, com quem faz exercícios físicos e, por isso, aumenta o gasto energético diário.
O que o gengibre faz é elevar a temperatura natural do nosso organismo, obrigando-o a gastar mais energia para voltar a temperatura ao normal. Assim, o corpo gasta mais calorias, facilitando o emagrecimento. Os estudos feitos com a raiz mostram que seu consumo pode elevar a queima de calorias em até 10%. Isso pode variar conforme cada organismo, mas, de modo geral, o gengibre sempre dá uma forcinha na eliminação do sobrepeso.
Chá de Gengibre
Chá de Gengibre

Como Consumir o Gengibre?

Para saber exatamente quanto gengibre você deve consumir, o ideal é procurar um nutricionista. A dica é incluir a raiz na alimentação de forma natural, usando pequenas quantidades no preparo de pratos, bebidas e outras receitas. O chá de gengibre também pode ser usado como um potencializador da dieta.
A receita do chá deve ser feita com:
  • 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
  • 1 litro de água
A água não deve ferver pois o calor interfere nas propriedades ativas do gengibre. Por isso, leve a água ao fogo, mas deligue antes de formarem as bolhas de ar da fervura. Se você ver que a água esquentou demais, espere alguns minutos antes de incluir o gengibre ralado. O ideal é que ela esteja quente, mas não o bastante para queimar seu dedo.
Depois que o gengibre e a água estiverem misturados, abafe o recipiente e deixe descansando por 10 minutos. Após esse tempo, coe o chá em uma peneira fina e reserve para consumir em pequenas quantidades durante o dia. Você pode tomar até 4 xícaras da infusão, de preferência entre as refeições principais. É importante evitar o consumo durante a noite, porque o efeito estimulante do gengibre pode fazer com que você tenha insônia e um pouco de agitação durante a noite.
LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK