PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Quais os benefícios do uso do tablet em sala de aula?

@ Divulgação
Postado por: Gabriele Ferreira
Olá, leitores!
As opiniões são diversas quando o assunto é a tecnologia em sala de aula. Muitos profissionais acreditam que o uso de tablets podem ser prejudiciais enquanto outros defendem o uso.
Quando analisamos o quanto o acesso a informação cresce a cada dia e o quanto os estudantes tem interesse em utilizar esses aplicativos, podemos perceber que é possível sim utilizar isso como meio de aprendizagem.
Muitas escolas preferem inibir ou proibir o uso, o que pode deixar os estudantes ainda mais distraídos e desmotivados.
Utilizar o tablet em tarefas, exercícios, pesquisas, trabalhos, vídeos e imagens podem contribuir muito para atrair a atenção dos alunos e garantir um estudo mais dinâmico e interessante.

Quando surgiu o tablet?

O primeiro tablet foi desenvolvido pela Microsoft em 2002, naquela época o dispositivo era operado com caneta especial e utilizava os mesmos sistemas operacionais presentes nos computadores.
A popularização do tablet iniciou em 2010, quando foi criado o iPad pela Apple Inc. A partir desse ponto outras fabricantes passaram a desenvolver tablets com recursos semelhantes e sistema operacional Android. A sua popularização cresce muito e hoje já é possível verificar o uso desses aplicativos em escolas e colégios.

Quais são os benefícios do uso do tablet em sala de aula?

avanço da tecnologia vem mudando a forma tradicional que os educadores aplicam osprocessos de aprendizagem. E o uso dos tablets foi um desses avanços e mudanças.

uso do tablet na sala de aula pode trazer inúmeros benefícios para os alunos, como o aumento da produtividade já que as crianças possuem facilidade em utilizar esses aplicativos, o que pode aumentar a produtividade e o acesso a diversas informações.
O custo-benefício também é um ponto positivo na utilização dos tablets, já que o custo anual para adquirir livros, apostilas e cadernos pode ser alto. Além disso, o uso do tablet pode ajudar a evitar problemas de saúde dos estudantes, já que todo o conteúdo necessário está incluso em um único material, evitando o peso nas mochilas.
A facilidade que os alunos têm em encontrar informações também é um ponto positivo, e isso desperta um interesse maior dos estudantes na compreensão de temas mais complexos.
Os estudantes, em sua grande maioria, tem um interesse grande quando o assunto é tecnologia e isso pode e deve ser aproveitado pelas escolas. Ao invés de lutar contra a utilização desses aplicativos pelos estudantes, integrar esses elementos ao estudo irá fazer com que o aprendizado seja mais dinâmico, interessante e divertido.
O ponto crucial disso é o uso com moderação e ter controle sobre o que os alunos estão acessando, tirando esse fator,  o uso do tablet pode incrementar os estudos e trazer inúmeros benefícios para a vida dos estudantes.

Quais são os ganhos da educação com a tecnologia?

tecnologia pode ter um impacto altamente positivo na vida das pessoas, e na educação é a mesma coisa. Sabendo utilizar, sem excessos, a tecnologia pode facilitar o aprendizado, pode trazer mais informações aos alunos e aumentar a interação entre as pessoas.
O importante nesse momento é uso controlado, para que traga benefícios.

O que é possível substituir em sala de aula com o tablet?

O tablet nem sempre precisa substituir algo para ser útil em sala de aula, ele pode simplesmente complementar o aprendizado e ser um material de apoio para educadores e professores.
Porém é possível, sim, substituir alguns cadernos, livros, apostilas por tablets. Além disso, o uso do tablet pode auxiliar os alunos a realizarem pesquisas e realizarem trabalhos em grupo com maior facilidade e diversidade.
Aproveite este recurso, a educação e a tecnologia nunca estiveram tão unidas.
Até logo!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK