PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O que é tireoide, qual a função da glândula Tireoide e doenças principais

Saiba o que é tireoide, qual a função da glândula tireoide e seus principais problemas: hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Publicado por: 

Sempre me deparo com a expressão "tenho tireoide!", dita por alguém que fala enquanto arregala os olhos como se tireoide fosse o nome de alguma doença e que nem todos a teriam. Calma! Tireoide não é uma doença e sim uma glândula que todo mundo tem. E que bom, pois não há como viver sem ela. Saiba o porquê mais abaixo.

A tireoide está localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do "Pomo de Adão".


A tireoide é a glândula responsável pela produção dos hormônios da tireoide T3 e T4, e está sob o comando do TSH (hormônio estimulante da tireoide). Os hormônios tireoidianos atuam em todo o organismo, controlando o seu ritmo de funcionamento. 

Como qualquer órgão ou glândula do organismo, a tireoide pode "ficar doente". Os principais problemas da tireoide são o hipo e o hipertireoidismo. Vamos saber o que é cada um deles?

A principal causa do hipo e do hipertiroidismo é autoimune. "O sistema imunológico passa a tratar a tireoide como se fosse um invasor, produzindo anticorpos contra estruturas da glândula, o que leva à redução ou estímulo da produção hormonal", explica a médica Daniele Zaninelli.


SAIBA MAIS...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK