PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Procon Fortaleza registra redução no número de escolas autuadas pela Lei do Material Escolar



POR BLOG DA CLÁUDIA SANTOS - Procon Fortaleza registrou redução de 47% no número de escolas autuadas durante o período de matrículas deste ano. A fiscalização, iniciada ainda em dezembro do ano passado e que segue até o final de janeiro de 2017, identificou que do total de 93 escolas visitadas até esta terça-feira (24/1), 27 já foram autuadas por alguma infração à Lei Federal nº 12.886/2013 (Lei do Material Escolar), que proíbe a cobrança de itens de uso coletivo na lista de material escolar. 

No ano passado, entre 1º a 29 de janeiro de 2016, o Procon Fortaleza visitou 101 instituições de ensino particulares da capital e autuou 51 por cobrança de itens proibidos na lista do material escolar.

A Diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, acredita que a redução do número de escolas autuadas este ano está associada ao trabalho educativo que o Procon vem realizando junto às escolas. "Iniciamos o trabalho de orientação e esclarecimento sobre a lei do material escolar desde o final do ano passado, o que surgiu efeito", comentou. Mas a diretora adianta que escolas reincidentes sofrerão penalidades maiores.

Denunciar

Pode ser feita a qualquer momento pelo portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), no campo defesa do consumidor, bem como pela Central de Atendimento 151, no horário comercial. É possível ainda realizar denúncia pelo aplicativo Procon Fortaleza. Basta baixar no Android: Procon Fortaleza; ou no sistema iOS: http://app.vc/procon.fortaleza

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS 
1. MATERIAL PROIBIDO: 17
2. EXIGÊNCIA DE QUITAÇÃO DE DÉBITO DA ESCOLA ANTERIOR: 7 
3. AUSÊNCIA DO PLANO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL: 7 
4. AUSÊNCIA DO CDC: 2 
5. COBRANÇA DE TAXA EXTRA PELO HORÁRIO ULTRAPASSADO DO EXPEDIENTE: 2

Direitos

LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK