PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

RESSACA: melhores tratamentos, sintomas e causas

RESSACA  -  melhores tratamentos /
 foto: Katzenspielzeug
Por Saúde com Ciência -Publicado por: 
RESSACA: melhores tratamentos, sintomas e causas da ressaca.

ressaca, cujo ter termo médico é veisalgia, descreve a soma de efeitos fisiológicos desagradáveis que se seguem ao consumo elevado de álcool. As características mais comuns da ressaca são dor de cabeça, náusea, sensibilidade à luz e ao barulho, letargia, disforia (mudança transitória e repentina do estado de ânimo) e sede.

Hipoglicemia, desidratação, intoxicação por acetaldeído (produto metabólico do álcool) e deficiência de vitamina B12 são teoricamente os causadores dos sintomas da ressaca. 

A ressaca dura geralmente de 1 a 4 horas, embora alguns tenham relatado efeitos de até 2 ou 3 dias após o consumo de álcool.

RESSACA: melhores tratamentos, sintomas e causas.


1. Sintomas da ressaca


A ressaca está associada a uma variedade de sintomas que podem incluir desidratação, fadiga, dor de cabeça, náusea, vômito, diarréia, fraqueza, temperatura corporal elevada, hiperventilação, dificuldade de concentração, ansiedade, irritabilidade, sensibilidade à luz ou ao barulho, funções motoras erráticas, sede e problemas para dormir. Muitas pessoas também sentem repulsa ao gosto ou pensamento do álcool durante a ressaca. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e ocasião para ocasião, geralmente começando várias horas depois de beber.

Leia também: Sucos energizantes, reidratantes e desintoxicantes.

2. Causas da ressaca


Os sintomas da ressaca têm várias causas. O álcool tem efeito desidratante causado pela elevação da produção de urina (efeito diurético), o qual causa dor de cabeça, boca seca e letargia. O efeito do álcool no revestimento estomacal pode contribuir para a náusea.

Os produtos do metabolismo do álcool podem diminuir a glicogênese no fígado, causando hipoglicemia. Uma vez que a glicose é a fonte de energia para o cérebro, sua falta pode contribuir para sintomas da ressaca como fadiga, fraqueza, distúrbios de humor e perda de concentração e atenção.

Outro fator que contribui para a ressaca são os produtos decorrentes da quebra do álcool pelas enzimas do fígado. O acetaldeído decorrente do metabolismo do álcool tem toxidade, contribuindo para a ressaca.

Uma vez que a vitamina B12 é usada no metabolismo do álcool, seu consumo exagerado pode acarretar na deficiência desta. Como relação ao sistema nervoso central, a remoção dos efeitos depressores que o álcool tem sobre ele podem contribuir para a sensibilidade à luz ou ao barulho.


LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK