PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Plantas Medicinais Brasileiras

O Brasil é riquíssimo em diversidade vegetal. Por isso, temos por aqui várias plantas que podem ser usadas. Veja aqui algumas dessas plantas. 

POR UNIVERSO NATURAL - O Brasil é responsável por cerca de 20% de toda a biodiversidade mundial. Além disso, é o maior país do mundo em biodiversidade vegetal, com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos catalogadas. Esses números podem ser ainda maiores, uma vez que várias regiões do país não foram suficientemente estudadas. De acordo com estimativas feitas pelo Ministério do Meio Ambiente, essas espécies conhecidas podem representar apenas 10% de toda a vida encontrada no Brasil.

Biopirataria

Essa vasta biodiversidade representa uma variedade de plantas, incluindo as de uso medicinal. O problema é que outros países exploram nossa flora e nossa fauna, levam os produtos brasileiros para o exterior e registram as espécies encontradas. Essa prática, chamada de biopirataria, representa um entrave ao desenvolvimento de medicamentos e uso de plantas medicinais brasileiras no tratamento de diversas doenças.
Várias medidas adotadas pelo Governo Federal, principalmente através do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, tentam conter a exploração da fauna e flora brasileira por países estrangeiros. As plantas medicinais são um grande alvo para a biopirataria, pois podem ser utilizados pelo indústria farmacêutica e render lucros para o país que as registrou. Algumas plantas brasileiras, com usos medicinais, foram registradas em outros países, como o cupuaçu, o açaí, a andiroba e o jaborandi.

Plantas Medicinais Brasileiras

O uso de plantas no tratamento de doenças é uma tradição anterior à chegada dos portugueses no Brasil. Os grupos indígenas que viviam em terras brasileiras conheciam muito bem a vegetação e já utilizavam as propriedades medicinais de várias espécies brasileiras. Ao longo do tempo esse conhecimento se perdeu e hoje nos voltamos mais uma vez para as plantas em busca da cura para diversas enfermidades. Conheça algumas dessas plantas tradicionais no combate à doenças.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK