PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Qual a Função das Plantas Medicinais?


Qual a Função das Plantas Medicinais?

POR RECEITA NATURAL - Os homens utilizam os poderes curativos das plantas desde os tempos mais remotos. As sociedades primitivas, em busca de alimentos para saciar a fome, ou em busca da cura para problemas de saúde, foram descobrindo quais eram as ervas venenosas, quais eram as que poderiam ser consumidas e aquelas que tinham propriedades medicinais. Esse conhecimento foi passado de geração em geração, até que chegasse até nós. No Brasil, os indígenas foram os principais responsáveis por desvendar as propriedades de nossa flora. Até os dias atuais, os índios utilizam as plantas e ervas para tratamento de doenças, em rituais realizados pelo pajé de cada tribo.
Hoje em dia, as pesquisas científicas buscam comprovar a eficiência do uso de plantas no tratamento de doenças. Diversos estudos revelam que uma vasta gama de ervas possui substâncias que podem sim atuar no combate e prevenção de problemas de saúde. Nessas pesquisas, os cientistas analisam as substâncias encontradas nessas plantas e isolam seus princípios ativos. Desse modo, conseguem descobrir para que servem as diferentes plantas.
Pode-se encontrar propriedades medicinais em ervas, frutas, verduras, legumes, flores, etc. Cada planta se comporta de uma forma específica no nosso organismo.

Para que servem as ervas

Com o intuito de facilitar o conhecimento sobre as plantas medicinais, é comum dividi-las em grupos, tomando como base suas funções em nosso organismo. As substâncias ativas das plantas vão atuar diretamente em alguns órgãos ou sistemas do corpo humano. Determinada erva pode ser mais eficiente no tratamento de problemas respiratórios, enquanto outra vai combater doenças relacionadas ao sistema digestivo, por exemplo. Claro que uma mesma planta pode atuar em diferentes partes do organismo, mas conhecer bem as propriedades e funções das plantas possibilita que façamos um melhor uso dessas riquezas naturais.

Propriedades das plantas


Leia Também

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK