PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 13 de março de 2017

Reengenharia em Gestão Pública

Fábio Tajra
Gestor em Marketing/Técnico Legislativo
Reordenamento em gestão pública.

Um fato incontestável no que se refere a gestão pública é o processo de reordenamento das ações administrativas. Em momentos de crise política e recursos escassos a reengenharia de gestão cabe como uma luva quando o assunto é crescimento municipal.

Para melhor avaliar esta afirmação é preciso estabelecer comportamento organizacional no sentido de analisar a estrutura de dentro para fora, ou seja, onde o gestor deve agir no organograma administrativo da prefeitura e ordenar as mudanças necessárias: onde se devem fundir secretarias, extinguir, separar, para que o município possa se adequar as normas técnicas necessárias para receber os financiamentos originados de outros poderes e até internacional.

Em casos como este se faz necessário um amplo estudo do cenário administrativo capaz de identificar os pontos mais imediatos que precisam ser desenvolvidos e reordenados, lembrando sempre que todo processo administrativo deve ser normatizados por Lei exigindo do executivo uma relação harmônica com o Poder Legislativo que por sua vez pode e deve contribuir com o planejamento através das indicações.

A modalidade mais eficaz para o desenvolvimento do processo de reordenamento de um município é o processo consultivo por um simples motivo o consultor é um profissional "fora" da gestão e por esse motivo tem uma visão mais ampla do arcabouço administrativo. As condições de consultoria devem atender as demandas e lidar diretamente com o chefe do Executivo.

As normas técnicas para contratação de consultoria devem estabelecer horário de trabalho e as condições para o desenvolvimento do projeto devem ser providenciadas pela gestão.

Fábio Tajra

Gestor em marketing/técnico legislativo e pesquisador de políticas públicas.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK