PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 6 de abril de 2017

10 alimentos processados que você pode (e deve) comer



Alguns alimentos processados são ótimos para a saúde

Todos os dias surgem novos e mais aprofundados estudos sobre os malefícios associados ao consumo de alimentos processados. Estes alimentos altamente industrializados promovem o ganho de peso e o acúmulo de gordura, desencadeando doenças e patologias, mas é importante não cair em extremos.

Embora mais de metade daquilo que comemos diariamente não seja ‘comida de verdade’, nem todos os alimentos processados são um veneno para a saúde… muito pelo contrário. Existem alimentos que foram alvo de algum tipo de processamento, mas sem que isso implicasse a junção de aditivos, corantes e conservantes.
Vejamos o caso das frutas e vegetais congelados. A sua composição é idêntica ao alimento no seu estado natural e a única forma de processamento ao qual foi alvo foi a congelação, que não só permite manter os nutrientes intactos, como pode mesmo melhorar o valor nutricional, como acontece com os mirtilos, com os brócolis e com as vagens, que, depois de congelados, ficam com mais antioxidantes, vitamina B e vitamina C, respectivamente, como destaca o Buena Vida do El País.
Para além das frutas e vegetais congelados, existem outros alimentos processados que - quando bem escolhidos – são benéficos para a saúde, como é o caso do iogurte (preferencialmente grego e de baixo teor de gordura), do atum e sardinha em lata, da gelatina (preferencialmente sem açúcar), dos cereais enriquecidos com vitaminas e minerais, das frutas desidratadas e da manteiga de amendoim (desde que seja feita apenas com amendoim e não com açúcar e óleo de palma, como muitas versões).
As saladas embaladas, como aquelas que são vendidas em supermercados e que estão prontas para comer, são um outro exemplo de alimento processado que é bom para a saúde, uma vez que as propriedades nutricionais do alimento no seu estado cru mantém-se intactas.
Também as oleaginosas – são processadas para ficarem sem casca – são outro exemplo que prova que nem tudo o que é processado faz mal, diz a publicação.
Os alimentos germinados e fermentados são processados e benéficos para a saúde. Contudo, o processo de fermentação deve ser cuidadoso e preferencialmente feito em casa, de forma a evitar a inclusão de conservantes e químicos que aumentem a validade. 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK