PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 29 de abril de 2017

O que são Fitoterápicos

Fitoterápicos são medicamentos feitos através de substâncias vegetais. Eles normalmente são menos agressivos ao organismo, mas só devem ser usados com orientação médica. Saiba mais! 

POR RECEITA NATURAL - 
Falamos sempre aqui no Receita Natural sobre plantas com propriedades medicinais. O efeito dessas plantas em nossa saúde se deve a alguns princípios ativos, contidos no vegetal, que age no interior de nosso organismo. Em muitos casos, esse princípio ativo pode ser isolado e utilizado para a fabricação de medicamentos. Tais medicamentos são chamados de fitoterápicos.
Em resumo, os fitoterápicos são medicamentos feitos a partir de plantas medicinais. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o fitoterápico é um produto obtido exclusivamente de matérias-primas vegetais, como extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros. Não se trata, portanto, da planta medicinal em si, mas sim de um medicamento industrializado. Por isso, os fitoterápicos, assim como os outros medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade e ter sua eficácia comprovada.


Alguns medicamentos comuns, como a aspirina e a colchicina, utilizam substâncias ativas de plantas em sua composição. No entanto, não são considerados como fitoterápicos por utilizarem também outras substâncias, não obtidas de vegetais. Para ser considerado um medicamento fitoterápico, é preciso que todas as substâncias utilizadas na sua fabricação sejam de origem vegetal.

As Plantas Medicinais

Medicamentos Fitoterápicos
O que são fitoterápicos?
Em 2007, a ANVISA estabeleceu uma lista com 71 plantas que podem ser utilizadas como fitoterápicos. Entre elas, estão:
  • alho: anti-séptico, anti-inflamatório e anti-hipertensivo;
  • camomila: no combate à dermatites;
  • erva doce: para gases, cólicas e como calmante;
  • capim santo: analgésica, diurética e expectorante;
  • cavalinha: diarreias, infecções de rins e bexiga, estimulam a cicatrização.

Vantagens dos Fitoterápicos

  • Em relação aos remédios comuns, os fitoterápicos tem um custo menos elevado;
  • Os fitoterápicos, em geral, são menos agressivos ao organismo que outros medicamentos, causando menos efeitos colaterais;
  • Medicamentos fitoterápicos podem oferecer um tratamento mais eficaz, no caso de algumas doenças, tais como:
    • problemas digestivos;
    • ansiedade;
    • ganho de peso.
LEIA MAIS
Leia Também: 

Qual É a Diferença Entre Fitoterápicos e Plantas Medicinais?

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK