PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 15 de abril de 2017

Temer deve antecipar nomeação de Tarcísio Vieira para o TSE

© Beto Barata/PR

Advogado participará do julgamento de cassação da chapa presidencial de 2014, que poderá afastar o presidente

O presidente Michel Temer reuniu-se na quinta-feira (13) com o advogado Tarcísio Vieira, no Palácio do Planalto, e deve antecipar sua nomeação para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Primeiro da lista tríplice para substituir a ministra Luciana Lóssio, cujo mandato se encerra em 5 de maio, o advogado participará do julgamento de cassação da chapa presidencial de 2014, que poderá afastar o presidente.
A ideia do peemedebista é nomear o novo ministro na penúltima ou última semanas de abril. Ela já era prevista e não altera a análise do processo, que deve ser retomada apenas na primeira semana de maio. Como a fase de voto do processo deve ser feita apenas a partir do mês que vem, não haverá tempo hábil para que Lóssio participe da votação.
Segundo um auxiliar presidencial, a antecipação tem como objetivo evitar especulações de que o presidente poderia escolher o segundo ou terceiro nomes da lista "ao sabor do ventos do julgamento".
A mesma estratégia foi adotada pelo presidente na nomeação no final do mês passado do jurista Admar Gonzaga, que vai substituir o ministro Henrique Neves a partir da próxima segunda-feira (17).
Para auxiliares e assessores presidenciais, Lóssio dava sinais de que poderia votar favoravelmente pela cassação do mandato do presidente, diferentemente de Vieira, cuja postura é avaliada como mais equilibrada.Caso Neves e Lóssio participassem do julgamento, a expectativa do Palácio do Planalto era de uma "votação apertada". Sem eles, a previsão é de uma situação "mais confortável".Vieira já é ministro substituto da Corte Eleitoral desde 25 de fevereiro de 2014 e é o mais antigo da classe de advogados no TSE.
Tradicionalmente, a sucessão segue a linha de antiguidade: o ministro que está há mais tempo como substituto assume a cadeira que vaga para titular. O presidente costuma seguir essa tradição. Os outros dois ministros da lista tríplice para a vaga são os advogados Sérgio Banhos e Carlos Bastide Horbach. Com informações da Folhapress.
POR OLHAR DIGITAL

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK