PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 17 de maio de 2017

O que é Hipotireoidismo?

O hipotireoidismo pode prejudicar diversas funções do organismo e atinge pessoas de todas as idades. Saiba mais sobre os sintomas dessa doença e veja como tratá-la para ter uma vida normal. 

POR RECEITA NATURAL
Hipotireoidismo tem sido uma doença muito comentada nos últimos tempos e vem atingindo muitas pessoas, principalmente as mulheres. Mas você sabe o que é esta doença?
Alguns sintomas inesperados, como a depressão, a queda de cabelo e a impotência sexual podem indicar problemas com a tireoide. A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço. Essa glândula, presente em todos os indivíduos saudáveis, produz hormônios essenciais para o bom funcionamento de órgãos como o coração, o fígado, os rins e o cérebro. Por isso, ela é muitíssimo importante para quase todas as funções do nosso organismo.
Quando a tireoide não produz as quantidades necessárias dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), surge então o hipotireoidismo, ou seja, uma lentidão do metabolismo. Já nos casos em que essas substâncias são produzidas em excesso, ocorre o hipertireoidismo, caracterizado por uma aceleração do metabolismo.

Sintomas do Hipotireoidismo

Muitas pessoas que sofrem com o hipotireoidismo levam anos para perceber que há um problema com a glândula. Isso acontece porque os sintomas relacionados à doença podem ser vistos como preguiça, cansaço ou depressão. Como dissemos, a falta dos hormônios T3 e T4 causam uma desaceleração do organismo, provocando sintomas como:
Hipotireoidismo
Exame da glândula

  • Intestino lento;
  • Ganho de peso;
  • Dores musculares;
  • Falta de disposição;
  • Frio constante;
  • Depressão;
  • Pele seca;
  • Infertilidade;
  • Queda de cabelo;
  • Elevação do colesterol.
A maioria das pessoas descobre o problema devido uma dificuldade para perder peso. Quando se faz exercícios físicos e cuida bem da alimentação, evitando os excessos, as frituras e os doces, e mesmo assim continua a ganhar peso, pode ser sinal de hipotireoidismo.
É importante destacar que esses sintomas aparecem em pessoas de todas as idades e podem ser mais ou menos evidentes de acordo com as características de cada indivíduo. Por isso, é muito importante consultar um endocrinologista para que ele possa solicitar os exames necessários e, se for o caso, entrar com o tratamento adequado.

Tratamento da Doença

Os sintomas enumerados acima são bastante incômodos, mas o portador do hipotireoidismo consegue ter uma vida totalmente normal com a reposição dos hormônios produzidos pela tireoide. Conforme o resultado dos exames de sangue, o médico especialista recomenda a dosagem ideal para aquele caso e deve acompanhar os resultados da medicação.
No que diz respeito aos tratamentos naturais, vale enfatizar que nenhum produto substitui a reposição dos hormônios. Porém, a pessoa que sofre com a doença consegue estimular o funcionamento da glândula com uma alimentação balanceada. Leite, frutos do mar e sementes oleaginosas são boas opções para complementar a medicação para hipotireoidismo. Converse com o seu endocrinologista ou com um nutricionista para elaborar um cardápio de dieta.

Hipotireoidismo Congênito

Qualquer pessoa pode sofrer com esse problema da tireoide, inclusive recém-nascidos, que já nascem com a doença, a chamada hipotireoidismo congênito.
O problema pode ser diagnosticado poucos dias após o nascimento, através do teste do pezinho. Se o resultado for positivo para o hipotireoidismo, o tratamento começa imediatamente, evitando os sintomas da doença, inclusive o retardo mental, que pode ocorrer nestas situações.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK