PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 6 de junho de 2017

5 Alimentos para Fortalecer o Sistema Imunológico

Castanha do Brasil
A melhor maneira de manter a imunidade sempre alta é uma boa alimentação. Veja uma lista com 5 alimentos naturais que não podem faltar em sua dieta. 

O nosso sistema imunológico, que também pode ser chamado de sistema imune, é responsável por manter as doenças afastadas. Podemos imaginar que ele funciona como um exército cujo papel é proteger o corpo humano contra microrganismos prejudiciais. Assim, quanto mais forte está a imunidade, menores são as chances de contrairmos problemas de saúde. E a melhor maneira de fortalecer o sistema imunológico é através da alimentação. Veja uma lista de alimentos essenciais!

1. Aveia

O cereal contém vitaminas E e do complexo B, fibras e ácido linoleico. Esses componentes atuam diretamente no sistema imunológico, tornando-o mais forte. O ideal é comer 150g da farinha, farelo ou aveia em flocos para garantir os benefícios.

2. Chá Verde

A vitamina K e os polifenólicos encontrados na erva são os grandes responsáveis pelo efeito benéfico do chá. Eles funcionam como antibióticos naturais, inibindo a ação das bactérias em nosso organismo. Assim, o consumo do chá derivado da Camellia sinenis evita que a imunidade fique baixa.

3. Castanha do Brasil

Castanha do Brasil
Castanha do Brasil
Dois minerais presentes na castanha garantem o bom funcionamento do sistema imunológico: o selênio e o zinco. O selênio é antioxidante e melhora os processos de cicatrização. Já o zinco ajuda na prevenção de resfriados e gripes. A recomendação é de 2 unidades de castanha por dia.

4. Frutas Vermelhas

Amora, morango, framboesa e mirtilo são frutas menos consumidas no Brasil, mas ricas em benefícios para a saúde. Elas são fonte de ácido elágico, uma substância que tem ação anti-inflamatória e anticancerígena. Além disso, o mirtilo (ou blueberry) melhora as funções cerebrais na terceira idade. A dose diária deve ser de 400 g.

5. Iogurte

O iogurte é um alimento probiótico, que contém microrganismos benéficos para os seres humanos. Essas bactérias boas presentes no iogurte facilitam a absorção de nutrientes durante a digestão, atuam no controle do colesterol e previnem alguns tipos de câncer. A dica é tomar 200 g de iogurte diariamente, dando preferências para os mais naturais. Os iogurtes com adição de açúcar e corantes não são indicados.

Mais Dicas para Fortalecer o Sistema Imune

Além de consumir os alimentos citados acima, é importante também consumir muitas frutas, verduras e legumes, evitar alimentos industrializados e ricos em açúcar e gorduras.
A prática regular de atividades físicas também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando diversas doenças. O sedentarismo deixa o sistema imune mais fraco, além de ser um dos principais causadores da obesidade, que atinge homens, mulheres e crianças.
Tomar sol também é importante para manter a imunidade alta. Pegue sol antes das 10 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde, que são os horários em que os raios ultravioletas não afetam tanto a pele e não prejudicam a sua saúde.
Evite o estresse. O nervosismo e o estresse podem reduzir a imunidade, deixando a pessoa mais expostas às doenças. Isso porque a preocupação excessiva aumenta a secreção de cortisol, o hormônio que tem um papel importante na regulação do sistema imunológico.
Dormir bem também contribui para o aumento da imunidade. Por isso, é muito importante fazer o possível para ter boas noites de sono.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK