PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Aracoiaba perde um de seus ilustres filhos.

JOÃO VICTOR
UM GRANDE SER HUMANO, O NOSSO COMPANHEIRO JOÃO VICTOR
Aracoiaba perde um de seus ilustres filhos. O que nos deixa profundamente entristecidos. Quem o conheceu e o tinha como amigo, sabe do que estou falando. João Victor foi um grande ser humano e era um brilhante companheiro. Um lutador, um sonhador, um vencedor...

Desde muito cedo já se podia ver o Victor envolvido nas causas sociais. Na Escola Almir Pinto, fundou o dirigiu o Grêmio Estudantil por vários anos e com outro(a)s combativo(a)s companheiro(a)s, fundou e também dirigiu a União dos Estudantes do Maciço de Baturité - UEMBA. Também atuou na Pastoral da Juventude de Aracoiaba e da Região Episcopal Serra e era militante do Partido dos Trabalhadores, Tinha uma paixão profunda pela causa da educação, tendo inclusive se destacado como um do primeiros e um dos melhores professores do EJA no município de Aracoiaba.

Sonhava e lutava com a bravura militante de um jovem revolucionário que foi (embora incompreendido e até combatido por muitos que se sentindo donos do poder, não admitiam ser questionados), convicto de que quem luta por um sonho, não pode desanimar nem desistir. Com a capacidade de juntar outras pessoas para o sonho em mutirão, uma amizade solidária, forjada na luta e na peleja pela sociedade prometida pelo jovem Jesus de Nazaré e que precisa ser assumida a sua efetivação, pela atuação consciente e comprometida de todos que se dizem cristãos. Lembrando desse sonho compartilhado, o qual chamamos Civilização do Amor, me faz recordar também de uma sábia, poética e profética frase, que Victor proferiu várias vezes e que foi tema de muitas lutas e embalou muitas ações dos onze Encontros dos Estudantes do Maciço de Maciço de Baturité os "EEMBAs": 'QUEM TEM UM SONHO, NÃO CANSA'

E o sonhador e lutador, João Victor, agia sempre com um sorriso bem largo estampado no rosto, o que revelava seu bom humor, irreverencia, simpatia, senso de humor, alegria, felicidade... O que não o impedia de ser firme e duro na defesa de suas convicções e ideias. Sofreu (como muitos de Aracoiaba), perseguição política por não ter medo falar o que pensava e de denunciar o que considera errado. Sua saída de Aracoiaba (o que nos causou profundo desfalque na militância e na luta), talvez tenha se dado por conta disto. Mas também por que na condição de sonhador e lutador, sabia que era preciso alçar voos mais altos. Sempre estudioso e obstinado pelo que pretendia, formou-se em Direito e militava na área, no Estado o Paraná, onde viveu as duas últimas décadas de sua vida, mas sempre com o cuidado de retornar ao seu torrão para ver sua família e estar com os amigos.

Espero e acredito, que a juventude de Aracoiaba, volte a ser como aquela dos anos 90 (e início dos 2000), que se reunia para discutir a realidade, debater sobre política, utilizando a fé e a palavra de Deus, para inspirar na luta por justiça e que para além da conversa e da reza, agia na prática. E desejo que o exemplo e as sementes plantas por Victor, vinguem um dia e dê muitos frutos bons. Que uma das maiores paixões de sua vida, a Escola Almir Pinto, volte a ser palco de muito debate e formação política assumida pelos jovens.

Aracoiaba perde um lutador, um ilustre filho. Mas o exército dos santos e anjos do céu é reforçado com sua chegada lá.

Faço este registro, com a intenção de render uma justa e merecida homenagem a este bravo companheiro, com quem aprendi um bocado (inclusive a não se deixar abater diante das dificuldades e opressões).

Que seu espirito repouse nos braços do nosso Deus, que seu legado e seu exemplo nos sirva de alento na caminhada e que sua luta seja assumida por nós.

A fé no Cristo Ressuscitado, nos conforta o coração para crer que também João Victor está nos braços do Pai.

Nosso abraço amigo e solidário aos familiares e amigos enlutados.

OBRIGADO PELO QUE VOCÊ FOI E PELO QUE VOCÊ FEZ!
VAI COM DEUS JOÃO VICTOR. AQUI, A LUTA CONTINUA!!

Fonte: Silvanar Soares Pereira

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK