PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Veja qual operadora oferece o melhor 4G no Brasil

POR OLHAR DIGITAL
(Foto: Reprodução)
Qual é a operadora com o melhor 4G do Brasil? Pelas reclamações que chegam ao Olhar Digital, a impressão é que a resposta para esta pergunta é “nenhuma”. No entanto, o estudo da OpenSignal publicado neste mês referente ao período setembro e novembro do ano passado mostra que há, sim, diferenças entre os serviços, e pelo menos duas empresas se destacam.
Antes de declarar um vencedor claro, é importante notar que existem três critérios importantes para determinar qual é o melhor serviço, e eles podem apresentar resultados diferentes.
Primeiramente, o estudo da OpenSignal leva em conta velocidades. Aqui, a Claro leva a melhor com folga, com uma média de velocidade de download no 4G de 28,56 Mbps; no segundo lugar vem a Vivo, com 22,71 Mbps. Completando o ranking há um empate técnico entre Oi, com 14,42 Mbps, e TIM, com 14,07 Mbps.

Em seguida, vem o critério de latência, que é o atraso no tempo entre você fazer uma requisição para a rede e ela entender o seu comando. Imagine-se tentando entrar em um site; uma rede com alta latência vai demorar para entender que você quer entrar nesse site, enquanto uma rede com baixa latência começará a baixar os dados da página que você quer acessar rapidamente. Neste critério, Claro (58,17 milissegundos) e Oi (60,78 ms) aparecem como líderes por empate técnico, enquanto TIM (61,33 ms) e Vivo (61,97 ms) vêm logo em seguida também tecnicamente empatadas.
O terceiro critério e talvez mais importante deles é cobertura. De nada adianta ter uma supervelocidade no 4G se você só tem acesso à rede 4G em dias de eclipse solar parcial. Uma boa rede precisa ter uma boa cobertura. E é aqui que o jogo vira. Se a Claro aparece no topo dos outros dois critérios, aqui a TIM domina as concorrentes com folga, com sua rede 4G disponível para seus clientes durante 71,87% do tempo; na segunda colocação está a Vivo com 61,84%, seguida pela Claro com 58,26% e Oi com 53,9%.
Os dados são referentes a uma média nacional nas cidades onde há cobertura 4G, claro. No entanto, a OpenSignal também fornece resultados mais específicos para as três principais capitais do Sudeste:
 Reprodução

O estudo da OpenSignal é realizado por meio do aplicativo da empresa, que usuários instalam em seus celulares voluntariamente a fim de analisar a qualidade de sua internet. A base de dados analisada leva em conta 1,6 bilhão de medições em 87.774 aparelhos pelo Brasil entre 1º de setembro e 30 de novembro de 2017.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK