PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 24 de março de 2018

Berinjela para Colesterol

O uso da Berinjela no controle do colesterol alto tem sido tema de diversos estudos, mas ainda não há um consenso na resposta. O que se sabe é que seu consumo é benéfico à esses paciente e pode ser um grande aliado no combate ao colesterol ruim. Nesse post você irá entender melhor como isso acontece e aprender a como inserir esse alimento na sua rotina. 
A Berinjela no controle do Colesterol

Considerada um vegetal muito popular no Brasil, a Berinjela está presente em praticamente todas as cozinhas mundiais. Também chamada de Beringela, no português de Portugal, esse alimento, além de delicioso pode trazer diversos benefícios à sua saúde.
Considerando então todos seus nutrientes e a vasta gama de receitas que levam o vegetal, podemos dizer que o hábito de comer berinjela no dia a dia deveria ser adotado por toda a população. Característico por proporcionar um toque especial ao prato que se deseja preparar, esse ingrediente é um forte aliado no processo de reeducação alimentar.

Entre todas as propriedades benéficas à saúde que estão atribuídas à berinjela, muito se fala dos efeitos desse alimento para o tratamento e controle do colesterol. No post de hoje você irá conhecer mais sobre a ação desse alimento, as aplicações recomendadas e entender se ele realmente ajuda no controle do colesterol alto.

Berinjela e sua Saúde

A Berinjela, antes de mais nada é uma fonte rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e em minerais como Manganês, Potássio, Fósforo, Cálcio, entre outros. Justamente por isso seu uso é indicado em diversas situações como no auxilio ao emagrecimento, controle da pressão arterial, tratamento da diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, nos cuidados com a pele e no controle do colesterol.

No caso do controle do colesterol alto, foco da nossa conversa de hoje, seus benefícios estão atribuídos à presença do antioxidante chamado Nasunin que é um importante aliado no combate ao colesterol ruim, conhecido como LDL. Apesar de não existir um consenso científico sobre esse efeito, um estudo da USP mostrou que o ganho para saúde do paciente ao iniciar o consumo regular de berinjela é de grande relevância.

Entretanto vale destacar que esse efeito é mais perceptível quando a berinjela está associada a uma alimentação mais balanceada. Afinal o alimento agrega valores nutricionais à sua alimentação, mas não fará milagres se esta não for corrigida de acordo com o que seu médico julgar necessário.

Conheça algumas receitas

Muitas pessoas dizem não conseguir introduzir a berinjela na sua rotina de alimentação por não saber o que fazer com o vegetal. Para te ajudar nesse momento de adaptação você irá conhecer agora 3 receitas diferentes e fáceis de fazer que levam esse ingrediente e se encaixarão facilmente na sua rotina.

Chá de Berinjela

Ingredientes:
  • 40g de Berinjela e suas folhas;
  • 1L de água;
Modo de Preparo: Em um recipiente coloque a água e esquente até que ela atinja o ponto de fervura. Após esse momento, adicione a Berinjela com suas folhas e aguarde cerca de 8 minutos, desligue o fogo e coe o chá resultante.
O consumo recomendado dessa bebida é de uma xícara por dia, durante uma semana. Após esse período dê um intervalo de 3 dias e retome o consumo. Beba preferencialmente gelado.

Água de Berinjela e Limão:

Ingredientes:
  • Suco de 1 limão;
  • Casca de 1 limão ralada;
  • 2 Berinjelas cortadas em rodelas;
  • 1 Litro de água.
Modo de Preparo: Em uma jarra, coloque a água e os demais ingredientes, deixe repousar por cerca de 12 horas (Dica: faça isso de noite e vá dormir, ele estará pronto pela manhã).
Esta é uma receita bem simples e recomendada especialmente para quem sofre com Colesterol Alto. Beba em temperatura ambiente ou gelada, durante todo o dia.

Suco de Berinjela

Ingredientes:
  • 1/2 Berinjela fatiada com casca;
  • Suco de 3 laranjas.
Modo de Preparo: Coloque todos os ingrediente em um liquidificador e bata bem. Esse suco deve ser consumido todos os dias, gelado e pela manhã. Dê preferência pela versão não adoçada, mas se for o caso utilize açúcar mascavo ou mel.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK