PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Cabelos bonitos nem sempre são saudáveis; entenda

O uso de alisamentos, escovas e colorações para manter os cabelos bonitos é cada vez mais comum, mas esses procedimentos podem danificar os fios
© averie woodard / Unsplash
Manter a beleza das madeixas em dia é o sonho da maioria das pessoas. Porém, na busca de conquistar cabelos bonitos, mulheres e homens recorrem a procedimentos e químicas que apenas mascaram sua aparência, deixando a saúde dos fios de lado.

“As químicas utilizadas nestes procedimentos, quando feitas de forma exagerada, podem acabar danificando os fios, deixando-os mais quebradiços, opacos e fracos, além de causarem irritação e processos alérgicos quando entram em contato com o couro cabeludo. O resultado é o aparecimento da caspa, o aumento da queda de cabelo e até mesmo o surgimento de feridas na região”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A escova progressiva, por exemplo, utiliza formol, uma substância que age penetrando nas cutículas dos fios para promover cabelos alisados por um determinado período de tempo. Mas, nesse processo, a substância acaba retirando algumas proteínas capilares importantes para a saúde dos fios.


“A progressiva forma uma película sobre os fios e, se eles não estiverem devidamente hidratados e nutridos antes do procedimento, serão impermeabilizados dessa forma, o que no futuro gerará cabelos desidratados, quebradiços e sem força, com provável queda e ruptura dos fios. Além disso, o formol, a longo prazo, ocasiona o que chamamos de eflúvio telógeno, a queda intensa dos cabelos”, alerta a especialista.

Segundo a médica, além do cuidado com o excesso de procedimentos, é importante também verificar se os componentes químicos são compatíveis entre si, pois usar dois tipos diferentes de química nos cabelos pode ser muito agressivo aos fios, causando danos ainda maiores. Por exemplo, o tioglicolato de amônia e o hidróxido de sódio são constantemente usados para realizar o alisamento do cabelo, portanto, não é aconselhado misturá-lo com luzes, reflexos e certas colorações.

“E não é apenas com os processos químicos que devemos tomar cuidado. Procedimentos físicos como a escova simples, onde o cabeleireiro escova e seca o cabelo ao mesmo tempo para alisá-lo, e a chapinha, a médio e longo prazo, podem danificar as raízes, reduzindo a quantidade de cabelo e prejudicando a qualidade do fio”, afirma.
Mas é possível prevenir que o cabelo fique danificado através de alguns cuidados básicos, como manter a hidratação e nutrição dos fios sempre em dia para que estes permaneçam sedosos, macios e brilhantes. Para isso, o ideal é que o cabelo seja profundamente hidratado pelo menos uma vez por semana.
“É importante também que você realize testes de mecha antes de qualquer procedimento. Esse teste consiste na aplicação do produto a ser utilizado em apenas uma pequena parte do cabelo. Em seguida, você deve aguardar 48 horas para analisar se o seu cabelo será comprometido pela química. Caso você note coceira, irritação ou ressecamento no local, é essencial que você suspenda o uso do produto”, recomenda a dermatologista.
Porém, se seus fios já se encontram danificados, o primeiro passo é evitar o uso de novas químicas e procedimentos agressivos até a completa recuperação do cabelo. Até lá, é fundamental que você aposte em produtos que melhoram a saúde dos fios, promovendo hidratação profunda e devolvendo elementos fundamentais que se perderam durante os processos químicos.
“Procure por produtos que contenham ativos como queratina, lipídios, aminoácidos, vitaminas, óleos vegetais e filtros UV. Estas substâncias atuarão no tratamento da fibra capilar, ajudando a manter e intensificar a hidratação, além de promover a reparação dos danos da cutícula, restaurando o brilho e a maciez.”, completa a Dra. Claudia Marçal.
“Ativos como Amisol Trio, Liponutrium Hair, Bioex Capilar e ReparAge são essenciais para restauração e reestruturação dos fios; anti-agings capilares como Hydra.Sil que traz o silício orgânico é importante para manter e proteger a hidratação capilar interna; AMDM é outro ativo muito importante ao promover o aumento da oxigenação celular e da produção de energia nas células, o que melhora o fluxo de nutrientes e ajuda a proteger o cabelo. Além disso, os complexos orais com Exsynutriment, FC Oral, Bio-Arct e Glycoxil colaboram e muito para que haja uma ação fortificante desses fios.”
Mas caso você esteja muito preocupada com a saúde dos seus cabelos, é importante que você consulte um dermatologista ou tricologista. Assim, o médico poderá avaliar o estado dos fios e do couro cabeludo e indicar o melhor tratamento para cada caso.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK